Segundo bipolo de Belo Monte recebe licença de operação

Linhão é o maior empreendimento de ±800 kV UATCC do mundo, com 2.539 quilômetros e demandou investimentos de R$ 8,77 bilhões

A Xingu-Rio Transmissora de Energia, de propriedade da State Grid Brazil Holding, recebeu no último dia 26 de junho a Licença de Operação da linha de transmissão do segundo bipolo da UHE Belo Monte (PA – 11.233 MW).

O empreendimento possui a maior linha de transmissão de ±800 kV UATCC do mundo e faz parte de um conjunto de obras necessárias para a expansão do Sistema Interligado Nacional, que vai garantir o aumento de capacidade de intercâmbio de energia, transmitindo a energia da Região Norte para os centros de carga na Região Sudeste do Brasil e vice-versa.

Com extensão de 2.539 quilômetros e investimento de R$ 8,77 bilhões, o bipolo passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro e é composta por uma linha de transmissão de ±800kV e duas estações conversoras, com capacidade de transmissão de 4.000 MW. O empreendimento beneficiará cerca de 22 milhões de pessoas e atendeu a todos as condicionantes ambientais e os requisitos estabelecidos pela legislação brasileira, gerando cerca de 18 mil empregos ao longo de sua construção.