Voith lança software para gestão de ativos e equipes em UHEs

OnCare.Asset oferece confiabilidade no planejamento e monitoramento de dados de ativos e equipes, além de significativa redução do trabalho administrativo e dos custos de manutenção e operação para as hidrelétricas

Voltado ao setor hidrelétrico, a Voith Hydro lançou na Alemanha o software de gestão de ativos e equipes OnCare.Asset. O programa é baseado em aplicativo e oferece aos clientes maior eficiência no acompanhamento e armazenamento de dados de seus ativos e equipes, permitindo maior confiabilidade no planejamento. O aplicativo foi criado a partir do know how técnico adquirido pela empresa ao longo de décadas de experiência no segmento, além do conhecimento do ramo, que inclui a avaliação e interpretação de dados técnicos de usinas.

A plataforma permite realizar a gestão da manutenção de usinas hidrelétricas – desde o planejamento, manutenção e documentação até o controle de custos e a gestão de peças de reposição. Ao proporcionar alta confiabilidade para o planejamento e monitoramento dos principais indicadores de desempenho da UHE, o software garante a execução das atividades de manutenção no momento certo. O aplicativo foi desenvolvido por especialistas em manutenção e dispõe de uma interface de usuário intuitiva, além de funções claras e práticas.

Redução de trabalho e custos

A falta de dados ou de transparência das informações sobre manutenção acarreta em processos ineficientes no setor, com muito trabalho administrativo, físico e menor disponibilidade das usinas hidrelétricas. Felix Lippold, gerente global de produtos da Voith, afirma que o programa concede aos clientes a opção de coletarem e processarem seus dados em uma solução centralizada, o que reduz o trabalho administrativo e garante a transparência informacional.

“O OnCare.Asset permite que consumidores atinjam um alto grau de disponibilidade dos seus sistemas, além de significativas reduções de custos operacionais e de manutenção”, declarou. Ao adotarem soluções digitais inteligentes, como este software, Lippold afirma que as operadoras das UHEs podem conseguir reduzir em ao menos 10% os seus custos com manutenção.

O sistema é baseado na plataforma da Internet Industrial das Coisas OnCumulus da Voith. A tecnologia concede à solução a possibilidade de ser facilmente conectada a outros aplicativos da plataforma, como o OnCare.Acoustic ou OnCare.Health Hydro. A ideia é oferecer às operadoras de usinas hidrelétricas soluções inteligentes que lhes permitem superar os desafios que elas enfrentam na atualidade.

A plataforma OnCumulus da Voith é baseada em tecnologias altamente padronizadas e de código aberto que garantem acesso rápido, confiável e seguro aos dados de máquinas e sistemas na nuvem, o que permite eles possam ser acessados em tempo real para maximizar a criação de valor. A ferramenta é escalável e flexível, podendo ser ampliada a qualquer momento.