Enase Gás debate Novo Mercado nos dias 28 e 29 de agosto

Primeira edição do evento vai debater assuntos como oferta, integração com setor elétrico e transporte de gás

Com o Novo Mercado do Gás como tema principal, já está disponível a programação da primeira edição do Enase Gás, que será realizado nos próximos dias 28 e 29 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). O evento é promovido pelo Grupo CanalEnergia/ Informa Markets. A abertura do evento vai contar com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e com o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Decio Oddone, além do presidente do Fórum de Gás e da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, Paulo Pedrosa. O evento é paralelo ao Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico, que chega a 16ª edição, e é copromovido por 20 associações do setor elétrico.

Em seguida, o primeiro painel do evento discute o futuro do gás, em que temas como as tendências para a indústria do gás no mundo e no Brasil, a universalização e mobilidade e novas tecnologia entram no debate. Com palestra do professor Edmilson Moutinho; Celso Silva, EVP da Golar Power Latam; Ieda Gomes, da Energix Strategy; e Rodrigo Nogueira, Head da Área Técnica e Novas Tecnologias da Zeg Biogás.

A abertura e a desconcentração do mercado é o tema do segundo painel, que começa com palestra de Carlos Langoni, Diretor do Centro de Economia Mundial da FGV, e tem Alexandre Lopes, Diretor da Abraceel; Lucien Belmont, CEO da Abividro; Pedro Camarota, Country Manager da Wood Mackenzie; e o Economista-Chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica Guilherme Mendes Resende como debatedores. A moderação fica a cargo do diretor da ANP José Cesário Cecchi.

O primeiro dia termina com o painel Perspectivas da Oferta Interna de Gás. Temas como a exploração do Pré-Sal, produção doméstica, importação Bolívia e Argentina e GNL vão ser os destaques. Alvaro Tupiassu, da Petrobras, Jan Karl Karlsen, da Equinor e Patrícia Brunet, da Exxon, participam.

No segundo dia, o Enase Gás começa com a discussão da Integração do Setor Elétrico e Industrial. A palestra introdutória é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Barral. Quem participa do debate é Xisto Vieira Filho, Presidente da Abraget; Camila Schoti, Head de Comercialização de Energia da Eneva; Luiz Eduardo Barata, Diretor Geral do ONS; Bernardo Gradin, presidente da Abiquim e Bruno Eustáquio, secretário Executivo Adjunto do MME. O moderador é Luiz Augusto Barroso, Presidente da PSR.

As alterações no processo de formação de preço, a transparência e os perfis do trading de gás sãos os destaques do painel que vai ter palestra de Bruno Martins, da Plattz e vai contar com Carlos Federico Gulin, da Tradener; Alvaro Tupiassu, da Petrobras e Marco Fidelis, da ANP. O transporte de gás também vai ser abordado no Enase Gás. O debate fica por conta de Gustavo Labanca, Presidente da TAG; e Helio Bisagio, Superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP. A palestra é do diretor da EPE e José Mauro Ferreira Coelho e moderador é o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Marcio Felix.

Serviço:

Enase Gás
Data: 28 e 29 de agosto de 2019
Local: Centro de Convenções SulAmerica – Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 10h30
Informações: http://www.enase.com.br/enase-gas-progr