Inscrições para o XXV SNPTEE iniciam em 20 de agosto

Seminário destinado a capacitar e desenvolver profissionais do setor elétrico será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 13 de novembro. Novidade para este ano será o encontro de CEOs

As inscrições para o 25º Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) estarão abertas a partir do próximo dia 20 de agosto, podendo ser efetuadas no site do evento.  Realizado a cada dois anos, o evento nesse ano irá acontecer no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 13 de novembro, com o objetivo principal de capacitar e desenvolver os profissionais do setor elétrico.

A cada edição, o SNPTEE reúne cerca de 2 mil participantes representados por profissionais experientes e iniciantes no segmento, de diversas empresas de energia elétrica, seja de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos e outras companhias que atuam especialmente na produção e transmissão de energia, tanto do Brasil como no exterior.

Serão apresentados cerca de 600 trabalhos técnicos nos 16 Grupos de Estudos do evento. Além disso, acompanhando as mudanças do setor dos últimos anos, o seminário terá dois novos grupos de estudos neste ano: sistemas de distribuição e sistemas de geração eólica, solar e armazenamento.

De acordo com o superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig e coordenador-geral do XXV SNPTEE, Nelson Benício Marques Araújo, as mudanças realizadas no seminário têm o objetivo de alinhar-se às tendências observadas no setor elétrico, permitindo aos participantes debater temas relevantes e atuais, importantes para o crescimento sustentável das empresas. “A ideia do SNPTEE é ampliar e aperfeiçoar o conhecimento tecnológico alcançado e das pesquisas em desenvolvimento para melhorar a efetividade dos sistemas de potência do país”, destaca.

Novidades

Neste ano, o seminário promoverá pela primeira vez o encontro das lideranças das empresas e entidades de geração e transmissão de energia, chamado de “encontro de CEOs”, com o objetivo de discutir sobre os grandes temas do setor elétrico nacional.  Além disso, o evento terá um espaço destinado aos jovens profissionais do setor de energia.  A novidade será o Next Generation Network Showcase (NGNS), uma iniciativa do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE).

Segundo o coordenador, a proposta busca propiciar aos jovens membros do Cigré-Brasil a chance de apresentarem seus trabalhos a um público especializado e desfrutarem da possibilidade de desenvolver e construir networking desde o início de suas carreiras. “Além disso, a 25ª edição do evento vai contar com stands de quase 80 empresas patrocinadoras, que vão expor e divulgar projetos e trabalhos desenvolvidos em suas atividades”, afirmou.