Copel faz leilão para compra de energia eólica e solar dia 20 de setembro

Prazo de fornecimento vai de janeiro de 2023 até dezembro de 2037

A Copel vai promover no próximo dia 20 de setembro leilão de para compra de energia de fontes incentivadas – solar ou eólica – no ambiente de contratação livre. O prazo de fornecimento vai de janeiro de 2023 até dezembro de 2037. O ponto de entrega é o submercado aonde o empreendimento se localiza, com exceção do Norte, em que não há produtos. As usinas localizadas nesta região podem participar do certame, desde que ofereçam a energia em outro submercado. O edital está disponível neste link.

A Copel garante a compra da totalidade da energia produzida pelos vencedores do certame segundo o seu perfil de produção, como a sazonalidade e a modulação, no caso das usinas solares. A comercializadora da Copel também garante a compra da energia eventualmente antecipada pelo preço acertado no edital, desde que avisada com antecedência.

Os preços de lance serão inseridos pelos proponentes de forma flat em plataforma eletrônica de negociação. Em até cinco dias úteis após o leilão, o vendedor deverá fazer a conversão do preço vencedor escolhendo uma entre três opções de curvas com preços anuais decrescentes, conforme disposto em edital. Os preços vencedores serão atualizados até o início do período de suprimento e reajustados anualmente pelo IPCA ao longo do período de suprimento contratado.