Celesc tem novo sistema de gestão do parque gerador

Sistemas de supervisão serão integrados e padronizados, permitindo melhor operação

A Celesc Geração assinou, no último dia 9 de agosto, o contrato para a implantação de um novo sistema supervisório para efetuar a gestão do parque gerador a partir do Centro de Operação da Geração. A implantação da nova ferramenta para o COG está alinhada com os recentes investimentos nas usinas da Celesc, que vem sendo modernizadas e passando por processo de automação de suas instalações. Os investimentos serão de R$ 650 mil. A execução dos serviços contratados será feita em 180 dias e a empresa vencedora da licitação foi a Scada Hub Tecnologia.

O novo sistema será responsável pela integração e unificação dos atuais sistemas supervisórios existentes, permitindo a padronização de telas, comandos, eventos e alarmes dos equipamentos e ativos das usinas. Além de equipamentos elétricos em subestações comuns à Celesc-D, o COG é responsável pela operação de turbinas e geradores, além de válvulas e comportas de reservatórios de água. Com este sistema também será possível acessar através de dispositivos móveis, telas específicas com informações em tempo real dos principais indicadores de geração e status do parque gerador.

As novas funcionalidades permitirão uma melhor operação e gestão do parque gerador, com menos tempo de interrupção na geração e maior agilidade na retomada das máquinas, aumentando a eficiência e a segurança das equipes.

De acordo com o chefe da Divisão de Operação da Celesc, Igor Kursancew Khairalla, o novo sistema trará grande ganho aos operadores do COG, que vão passar a operar o parque em apenas uma plataforma computacional, trazendo segurança e efetividade do serviço. O Departamento de Operação e Manutenção vai ter ainda um histórico unificado e relatórios específicos de cada ativo para a gestão eficiente e melhoria contínua da produção e disponibilidade das usinas da empresa.