Tecnologia da GE torna redes de transmissão mais confiáveis

Projetos de SVC já são realidade no mundo. No Brasil, empreendimento em Santa Bárbara D'Oeste é um dos maiores já entregues pela empresa

No primeiro semestre de 2019, a Grid Integration Solutions, divisão da GE Grid Solutions, alcançou marcos importantes e vitórias em projetos para sistemas flexíveis de transmissão CA (FACTS), especificamente relacionados à sua tecnologia líder de mercado, a Compensadores Estáticos de Reativos (SVC). A tecnologia exclusiva, inovadora e patenteada da GE forneceu soluções eficientes para restrições de rede enfrentadas por operadores em todo o mundo e os clientes continuam recorrendo à GE para novos e atualizados projetos FACTS e SVC. A divisão da GE, que compreende as tecnologias de HVDC e FACTS, projeta e integra soluções de transmissão que ajudam a atender às crescentes necessidades de energia do mundo.

As inovações de rede elétrica da empresa estão ajudando os clientes a navegar em um cenário de energia em evolução, como em um projeto em Santa Bárbara D’Oeste, um dos maiores já entregues pela GE. Ele opera a 440 kV e fornece em torno de 300 Mvar de compensação de energia. Além do Brasil, há projetos para transmissoras nos Estados Unidos, na Índia, Noruega e Arábia Saudita.

Empreendimento em  Santa Bárbara D’Oeste com tecnologia SVC

De acordo com Fabrice Jullien, Líder Global de Negócios FACTS da Grid Integration Solutions, as soluções SVC são um meio econômico e eficiente de fornecer suporte dinâmico de tensão, mantendo a confiabilidade e a eficiência da fonte de alimentação. Para ele, essas soluções são altamente confiáveis, fáceis de integrar tanto nas infraestruturas existentes quanto nas novas, além de reduzirem os custos de construção de novas extensões de rede. A empresa gerencia o mais amplo portfólio de SVC do setor.

A maioria dos provedores de tecnologia SVC oferece apenas um conjunto limitado de designs tradicionais ou clássicos. Embora essas configurações tenham se mostrado confiáveis em muitas aplicações, o cenário de energia em evolução do mundo exige novas soluções. Além de fornecer soluções clássicas de SVC, a GE também possui uma oferta exclusiva conhecida como” Main Reactor Design”. Ele melhora o desempenho de harmônicos e a área utilizada em comparação aos projetos tradicionais, diferenciando os produtos da GE dos de outros fornecedores de SVC.