Solução da Ecolab economiza 1,2 milhão de litros de água na EDP Brasil

Purate aprimorou padrões de qualidade da água na companhia, que passou a operar com eficiência durante todos os meses do ano

A EDP Brasil registrou no ano de 2018 uma economia de quase 1,2 milhão de litros de água, impactando diretamente na redução do uso de combustível equivalente a 298 trilhões de joules e na diminuição das emissões de CO² em 8,5 mil toneladas. As melhorias foram possíveis a partir do uso das soluções de tecnologia e de serviços oferecidas pela Ecolab, que atuou junto à empresa de energia promovendo o controle da qualidade da água e o combate aos problemas de corrosão e de formação de espuma.

A Purate, solução oferecida pela Ecolab, ajudou a EDP Brasil a aprimorar seus padrões de qualidade da água e operar com eficiência durante todos os meses do ano, contribuindo para a redução do consumo de energia e da emissão de gases do efeito estufa e impactando ainda com o controle microbiológico. Como resultado desta parceria, a Ecolab recebeu, em 2017 e 2018, o prêmio de fornecedor do ano da EDP Brasil.

As instalações da EDP enfrentavam períodos de abundância de água e outros de seca, o que influenciava na produtividade e na eficiência da companhia. Como forma de contornar a situação, a EDP Brasil reutilizava água durante o período de escassez, aumentando os ciclos de recirculação de água de uma média de seis para dez. Além disso, processos corrosivos, formação de espuma, altos níveis de minerais e o crescimento microbiológico na água afetavam o desempenho do sistema de resfriamento.