Queda de duas torres tira de operação circuito da LT Gurupi-Miracema

Dois dos três circuitos da linha já foram energizados. Intercâmbio de energia entre regiões Norte e Sudeste está limitado

O intercâmbio de energia entre as regiões Norte e Sudeste está limitado desde a noite da última terça-feira, 1º de outubro, quando ocorreu o desligamento automático da linha de transmissão em 500 kV ligando as subestações de Gurupi e Miracema, ambas no Tocantins. De acordo com informações, os três circuitos da LT saíram de operação às 18 horas de ontem, abrindo a interligação Norte-Sudeste.

Os circuitos 02, de propriedade da Taesa; e 03, da Intesa, já foram energizados, permanecendo apenas o circuito 01, de Furnas, fora de operação, em função da queda de duas torres. Ainda não há previsão de quando o circuito 01 da LT 500 kV Gurupi-Miracema voltará a operar.

Outra ocorrência registrada na última terça-feira foi o desligamento automático do setor 69 kV da subestação Garibaldi, no Rio Grande do Sul, de posse da CEEE GT. O fato interrompeu o fornecimento de 120 MW de carga de energia elétrica da RGE na região da Serra Gaúcha, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico, por meio do seu boletim diário da operação.

Segundo a nota, a normalização do empreendimento e das cargas foi iniciada às 14h56, sendo concluída completamente em 30 minutos após a identificação da ocorrência pelo Operador.