GE traz solução de micro-hidrelétrica para o Brasil

Tecnologia é destinada à geração de energia com o aproveitamento dos canais de água, geralmente utilizados para transposição e irrigação

A GE Renewable Energy fechou acordo com a Emrgy Inc. para oferecer solução de microgeração hidrelétrica para o mercado brasileiro. A parceria resulta na criação de uma nova linha de negócios para a GE com foco em geração distribuída para usinas com até 1 MW de capacidade instalada. O negócio foi anunciado nesta segunda-feira, 7 de outubro.

A GE ficará responsável pela aquisição, montagem, transporte, instalação e distribuição da solução. Já a Emrgy cuida de toda a parte tecnológica, incluindo design, engenharia, simulações e testes.  Tecnologia é destinada à geração de energia com o aproveitamento dos canais de água, geralmente utilizados para transposição e irrigação. Trata-se de um produto modularizado, composto por uma ou duas turbinas com potências de 5kW a 15kW, geradores e componentes elétricos.

A “micro hidrelétrica” pode ser conectada à rede elétrica de distribuição, utilizada para alimentação de bombas de irrigação, serviços auxiliares, fornecimento de energia a populações ribeirinhas, entre outras utilidades. “O acordo com a Emrgy destaca o rápido crescimento de tecnologias para o mercado de geração distribuída de energia no Brasil e mostra o compromisso da GE Renewable Energy em tornar a produção de energia ainda mais flexível, confiável e economicamente viável”, destaca Cláudio Trejger, diretor Comercial e Líder do negócio de Hydro da GE Renewable Energy na América Latina.