Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Fitch Ratings afirmou os Rating de Inadimplência do Emissor (IDRs) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da Petrobras e as classificações de dívida em circulação em ‘BB’. A Perspectiva do Rating é Estável. Além disso, a Fitch afirmou o Rating de Longo Prazo em Escala Nacional da Petrobras em ‘AAA(bra)’. A perspectiva do Rating para a Escala Nacional é estável.

De acordo com a agência, as notas e a perspectiva da Petrobras estão vinculadas aos ratings soberanos do Brasil (BB/Estável) devido à importância estratégica da empresa para o país e à forte propriedade e controle do governo. A participação de mercado dominante da estatal no fornecimento de combustíveis líquidos no Brasil e a grande pegada de produção de hidrocarbonetos no país a expõem à intervenção governamental por meio de políticas de preços e estratégias de investimento.

A ligação da Petrobras ao soberano é semelhante à de pares como Petroleos Mexicanos (PEMEX; B+/Estável), Ecopetrol S.A. (BB+/Negativo) e YPF S.A. (CCC). Também se compara à Empresa Nacional del Petroleo (ENAP; A-/Estável) e Petroleos del Peru – Petroperu (CCC+). Essas empresas têm fortes ligações com seus respectivos soberanos, dada sua importância estratégica e as implicações sociopolíticas e financeiras potencialmente significativas que um default poderia ter para seus países.

Ainda segundo a Fitch, os ratings poderão ser elevados em caso de ação de classificação positiva sobre o rating soberano brasileiro. Já uma piora na nota pode vir por conta de um rebaixamento da nota soberana ou da percepção de uma ligação menor entre a estatal e o governo, assim como um aumento da alavancagem bruta para 3,5 vezes ou mais também pode piorar a nota.