O setor de energia elétrica é regido por uma complexa regulamentação em suas várias atividades: de geração, de transmissão, de distribuição, de comercialização etc.
São inúmeras leis, decretos, portarias e resoluções definindo os limites e formas de atuação dos vários agentes.
O conhecimento das bases desta vasta regulamentação é indispensável para quem pretenda se aprofundar nas atividades setoriais.
PÚBLICO ALVO
Engenheiros, advogados, economistas, administradores e outros profissionais de empresas que atuam no setor assim como investidores, grandes consumidores, fornecedores e acadêmicos ligados à energia elétrica.
OBJETIVO
Apresentar as bases de funcionamento do setor de energia elétrica e de seus agentes (CNPE, CMSE, MME, ANEEL, EPE, ELETROBRAS, CCEE, ONS, Geradoras, Transmissoras, Distribuidoras e Consumidores), enfocando com maiores detalhes as questões relativas à comercialização de energia elétrica, à operação otimizada e ao funcionamento do ONS e da CCEE.
PROGRAMA
O programa é constituído por três módulos, cada um com 8 horas de duração, estruturados de modo a fornecer aos participantes os conceitos fundamentais e as bases regulatórias das principais atividades do setor.
Módulo 1: Fundamentos e agentes do setor de energia elétrica
(carga horária: 6 horas)
Introdução e apresentação de fundamentos do Setor de Energia Elétrica. É apresentada a segmentação das atividades setoriais, suas características, a obtenção das outorgas e os principais papéis dos vários agentes.
Módulo 2: Mercado de energia elétrica e comercialização
(carga horária: 6 horas)
São apresentadas as características básicas do mercado brasileiro de energia elétrica e abordadas questões de comercialização de energia elétrica.
Módulo 3: O ONS e a operação otimizada – a CCEE e suas regras
(carga horária: 6 horas)
Apresentação das atividades básicas do ONS para a operação otimizada e administração da transmissão e ao funcionamento da CCEE, com a descrição das várias regras de comercialização.