Voltar

Realização 16/10/2015 - evento

Workshop Impactos Econômicos da Crise no Setor de Petróleo

Para debater a desaceleração das atividades no setor petrolífero nacional, impulsionada pela redução dos preços do petróleo no mercado internacional, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promoverá o Workshop Impactos Econômicos da Crise no Setor de Petróleo. O evento é realizado em parceria com o Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ).

Na ocasião, serão apresentados indicadores econômicos da indústria de petróleo no Brasil e no Rio de Janeiro. Os números são resultados de estudos encomendados pelo IBP ao IE-UFRJ. O debate será baseado nos impactos da crise no mercado de trabalho, na balança comercial e arrecadação tributária.

O worshop contará com a presença de especialistas do setor, como os professores Edmar de Almeida e Marcelo Colomer, ambos do Instituto de Economia da UFRJ; o subsecretário de Estado de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro, Marcelo Vertis; o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Bruno Musso; o diretor de estudos e políticas macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Claudio Hamilton; o economista da Fundação Getúlio Vargas e professor da UERJ,  Rodrigo Leandro Moura, e o secretário geral do IBP,  Milton Costa.

Informações

Data 16/10/2015
Promotor IBP e IE-UFRJ
Local Sede do IBP - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Website Visitar