Voltar

Realização 13/03/2019 a 14/03/2019 - evento

SEMINÁRIO-AULA – Proteção de Linhas no Domínio do Tempo: Princípios de Operação, Ajustes e Testes

A explanação da teoria, conceitos e fundamentos de proteção no domínio do tempo por professores e pesquisadores da UnB, somados à abordagem técnica e prática dos ajustes, parametrização e testes pelos engenheiros da SEL faz desse evento uma oportunidade única para se compreender todos os benefícios da Proteção no Domínio do Tempo aplicadas ao sistema elétrico brasileiro.

Os relés de proteção atuais possuem seu tempo de operação na ordem de 25 ms. Grande parte desse tempo se dá pelo fato dos equipamentos possuírem suas lógicas internas de proteção e controle baseadas em fasores. Para que um fasor seja calculado é necessário que o dispositivo realize a leitura de, pelo menos, um ciclo da onda de tensão e de corrente, o que corresponde a aproximadamente 16,67 ms de aquisição de sinais (1 ciclo em um sistema elétrico com frequência de 60Hz).

Já relés de proteção no domínio do tempo, ao invés de utilizar fasores em suas lógicas, operam utilizando o valor instantâneo da corrente e da tensão, o que dispensa a necessidade do cálculo do fasor e, consequentemente, a espera do tempo de 1 ciclo de onda de amostragem. Isso permite atuações na ordem de 1 a 4 ms, tempos impossíveis com os relés atuais.

Neste seminário-aula, professores da Universidade de Brasília trarão a teoria, conceitos e princípios de operações dos elementos de proteção no domínio do tempo. Além disso, apresentarão os principais benefícios desta nova tecnologia aplicadas ao setor elétrico.

Especialistas da SEL irão abordar os fundamentos e princípios de ajustes, parametrização e testes dos elementos de proteção no domínio do tempo e também abordarão as melhorias na localização de faltas em linhas de transmissão com a utilização de taxas de amostragens de 1MHz.

Informações

Data 13/03/2019 a 14/03/2019
Promotor https://sel.formstack.com/forms/protecao_dominio_tempo
Local Campinas - SP
Contato (19) 3515-2000