Voltar

Realização 07/05/2021 - evento

3º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás

O workshop tem por objetivo trazer para discussão os aspectos da operação do ponto virtual de negociação e do funcionamento dos mercados organizados de gás natural (mercados de balcão e bolsa).

O evento terá a participação de representantes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), do Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) e da European Energy Exchange (EEX), convidados a apresentar as experiências com o funcionamento dos mercados organizados de energia elétrica e gás natural, bem como os principais desafios para o seu desenvolvimento.

Por parte da ANP, os seguintes assuntos serão objeto do 3º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás: descrição da operação do ponto virtual de negociação; distinção entre mercado físico, mercado de balcão e de bolsa; caracterização do mercado organizado de gás natural; promoção da liquidez no mercado de gás; delimitação do escopo da regulamentação dos produtos oferecidos no mercado organizado; e papel da publicidade de preços.

As inscrições para participar do workshop podem ser feitas até o dia 3/5, às 12h, com o envio do nome completo, nome da instituição/empresa e contatos por e-mail para sim@anp.gov.br. Os interessados em realizar exposição no evento devem informar a sua intenção junto com a solicitação de inscrição, e a apresentação também deverá ser encaminhada até o dia 3/5. Em virtude do tempo reservado ao workshop, o número de expositores inscritos poderá ser limitado.

Para permitir uma maior diversidade entre os participantes do evento, em razão do limite imposto de 300 participantes da ferramenta, foi estabelecido o limite de inscrição de seis participantes por empresa. Os interessados que não conseguirem acesso à sala no Teams poderão acompanhar a transmissão do evento pelo YouTube.

A publicação do Modelo Conceitual consistiu no início da primeira etapa do processo de revisão dos regulamentos que tratam das atividades de comercialização e de carregamento de gás natural, as Resoluções ANP nº 52/2011 e nº 51/2013, respectivamente. A revisão das resoluções está prevista na Agenda Regulatória 2020-2021 da ANP.

Informações

Data 07/05/2021
Local - AC