B

Bacia Hidrográfica (Drainage Basin)

Área de influência de um curso d’água principal e de seus afluentes.

Bacia sob Controle (Controled Basin)

Parte da bacia de drenagem cuja contribuição medida diretamente por postos pluviométricos.

Baixa Tensão (Low Voltage)

Toda tensão inferior à 69.000 Volts (69kV). Geralmente, estas tensões são utilizadas para a distribuição da energia elétrica.

Barramento (Busbar)

O ponto no qual a energia está disponível para transmissão. Um condutor ou conjunto de condutores que servem para uma ligação comum a dois ou mais circuitos, geralmente na forma de cabo isolado, barras rígidas retangulares ou redondas, ou cabos aéreos trançados e tensionados. O equivalente, em termos de energia elétrica, ao engate da usina de gás. (EUA)

Barril (Barrel)

Uma unidade de medida volumétrica para óleo cru e produtos do petróleo equivalente a 42 galões americanos. Obs.: 1 galão americano = 3,785 x 10 3 metros cúbicos.

Base (Basis)

(1) A diferença entre o preço à vista de um instrumento financeiro ou mercadoria e o preço do contrato futuro ou um instrumento derivativo relacionado. Um vendedor está “a descoberto da base” se vender bens à vista protegido pelas compras futuras. Alguém que esteja “coberto pela base” terá comprado bens à vista e os protegido pela venda futura. Um ponto de base é um por cento de um por cento.(EUA)

(2) No contexto da negociação futura, é a diferença entre o preço futuro de uma dada mercadoria e o preço à vista comparável para aquela mercadoria.(EUA)

Bcf (Bcf)

Abreviação de bilhão de pés cúbicos de gás natural. (Obs.: 1 pé cúbico = 28,32 litros).

Blecaute (ou Apagão) (Blackout)

A perda emergencial de uma fonte de eletricidade que serve uma área, causada por falha do sistema de geração, transmissão ou distribuição.

Borda Livre Molhada (Wet Freeboard or Surcharge Height)

Distância vertical entre o nível máximo operativo e o nível máximo de cheia. Corresponde à altura de sobrelevação.

Borda Livre Seca (Dry Freeboard or Normal Freeboard)

Distância vertical entre o nível máximo de cheia e o nível do coroamento da barragem.

Butano (Butane (C4H10))

Um hidrocarboneto que consiste em moléculas compostas por quatro átomos de carbono e dez de hidrogênio, usado principalmente como aditivo da gasolina de alta octanagem, para aquecimento residencial e comercial e na manufatura de produtos químicos e borracha sintética.

Butileno (Butylene (C4H8))

Um hidrocarboneto que consiste em moléculas compostas por quatro átomos de carbono e oito de hidrogênio, usado principalmente como aditivo da gasolina de alta octanagem, para aquecimento residencial e comercial e na manufatura de produtos químicos e borracha sintética.