Glossário
Área de influência de um curso d’água principal e de seus afluentes.
Parte da bacia de drenagem cuja contribuição medida diretamente por postos pluviométricos.
Toda tensão inferior à 69.000 Volts (69kV). Geralmente, estas tensões são utilizadas para a distribuição da energia elétrica.
O ponto no qual a energia está disponível para transmissão. Um condutor ou conjunto de condutores que servem para uma ligação comum a dois ou mais circuitos, geralmente na forma de cabo isolado, barras rígidas retangulares ou redondas, ou cabos aéreos trançados e tensionados. O equivalente, em termos de energia elétrica, ao engate da usina de gás. (EUA)
Uma unidade de medida volumétrica para óleo cru e produtos do petróleo equivalente a 42 galões americanos. Obs.: 1 galão americano = 3,785 x 10 3 metros cúbicos.
(1) A diferença entre o preço à vista de um instrumento financeiro ou mercadoria e o preço do contrato futuro ou um instrumento derivativo relacionado. Um vendedor está “a descoberto da base” se vender bens à vista protegido pelas compras futuras. Alguém que esteja “coberto pela base” terá comprado bens à vista e os protegido pela venda futura. Um ponto de base é um por cento de um por cento.(EUA)
(2) No contexto da negociação futura, é a diferença entre o preço futuro de uma dada mercadoria e o preço à vista comparável para aquela mercadoria.(EUA)
Abreviação de bilhão de pés cúbicos de gás natural. (Obs.: 1 pé cúbico = 28,32 litros).
A perda emergencial de uma fonte de eletricidade que serve uma área, causada por falha do sistema de geração, transmissão ou distribuição.
Distância vertical entre o nível máximo operativo e o nível máximo de cheia. Corresponde à altura de sobrelevação.
Distância vertical entre o nível máximo de cheia e o nível do coroamento da barragem.
Um hidrocarboneto que consiste em moléculas compostas por quatro átomos de carbono e dez de hidrogênio, usado principalmente como aditivo da gasolina de alta octanagem, para aquecimento residencial e comercial e na manufatura de produtos químicos e borracha sintética.
Um hidrocarboneto que consiste em moléculas compostas por quatro átomos de carbono e oito de hidrogênio, usado principalmente como aditivo da gasolina de alta octanagem, para aquecimento residencial e comercial e na manufatura de produtos químicos e borracha sintética.