L

Lâmbda (Lambda (l))

Medida da velocidade à qual o combustível é consumido, com relação à saída elétrica, expressa em Btu por kWh.

Lâmbda do Sistema (System Lambda)

O custo marginal e variável da produção de eletricidade a um nível dado de produção do sistema.

Lei Federal de Energia, dos Estados Unidos da América (Federal Power Act)

Lei de importância histórica. Promulgada em 1920 e revista em 1935, a Lei tem três partes. A primeira parte incorporou a Lei Federal de Energia Hídrica dos EUA, administrada pela antiga Comissão Federal de Energia Hídrica dos EUA, cujas atividades estavam limitadas quase exclusivamente ao licenciamento de projetos hidrelétricos não federais. As partes II e III foram acrescentadas depois de aprovada a Lei de Políticas Regulamentadoras de Instalações Públicas dos EUA. Essas partes estenderam a jurisdição da Lei incluindo a regulamentação da transmissão interestadual de energia elétrica e as tarifas para vendas em atacado no comércio interestadual. A Comissão Regulamentadora Federal de Energia dos EUA está agora encarregada da administração dessa lei. (vide Comissão Federal de Energia” – FPC)(EUA)

Limite (Limit)

(1)Em uma sessão de negociação futura, o avanço ou retrocesso máximos do preço futuro.

(2)Instrução dada por um cliente a um corretor de valores sobre os preços máximos e mínimos que deverá pagar ou cobrar por determinados valores.(Michaelis)

Limite de Segurança Operacional (Operating Security Limit)

O valor de um parâmetro operacional do sistema (p.ex. transferência total de potência por uma interface) que satisfaça os critérios operacionais mais limitantes pré e pós-contingenciais, determinados pela capacidade de carga dos equipamentos e condições aceitáveis de estabilidade e voltagem. (EUA)

Limites de Tensão Normais (Normal Voltage Limits)

A faixa de tensões operacionais nos sitemas interligados, acima ou abaixo da tensão nominal e geralmente expressas em kilovolts, que sejam aceitáveis em uma base contínua

Limites de Voltagem de Emergência (Emergency Voltage Limits)

A faixa de voltagem operacional nos sistemas interconectados, acima ou abaixo da tensão nominal e expressa em kilovolts no nível da transmissão ou distribuição, e em volts no nível da utilização, e que seja aceitável pelo tempo necessário para os ajustes de sistema a serem feitos, em seguida a uma paralização da instalação ou distúrbio no sistema. (EUA)

Linha (Lines)

Conjunto de condutores, isoladores e acessórios, usado para o transporte ou distribuição de eletricidade.

Linha de distribuição (Distribution Lines)

Equipamentos elétricos utilizados para a distribuição da energia elétrica aos seus consumidores finais, operando com baixas tensões.

Linha de Distribuição de Gás (Distribution Line)

Gasoduto em rede que transporta gás natural de uma linha de transmissão para uma linha de serviço de usuário final, ou para outras linhas de distribuição. Geralmente, grandes tubulações são colocadas em vias principais, com linhas laterais menores se estendendo ao longo de vias secundárias e interligadas em suas extremidades para formar uma rede; às vezes as linhas laterais não têm saída.

Linha de Transmissão (Transmission Lines)

Equipamentos elétricos utilizados para o transporte de energia elétrica entre o centro gerador e o centro consumidor, operando com altas tensões.

Linhas Tronco (Trunk Lines)

Vide SISTEMA DE GASODUTO.

Liquidação (Liquidation)

No âmbito de mercado a termo, fechamento de posições futuras. (EUA)

Liquidação (Settlement)

Processo de pagamento e recebimento de obrigações e direitos fiduciários apurados no MAE, referentes à compra e venda de energia elétrica no Mercado de Curto Prazo

Liquidação Total de Swap (Net Settlement)

Uma condição de acordo de swap que simplifica o processo de liquidação fazendo com que a contraparte que possua a maior quantidade pague o conjunto das obrigações brutas maiores e menores.

Liquidez (Liquidity)

(1)Um alto nível de atividade comercial.

(2)Capacidade de um indivíduo ou empresa de apresentar moeda corrente em qualquer momento. É também a facilidade de transformar um título de valor (security) ou um investimento em moeda corrente.(Michalelis)

Livre no Embarque ou Posto a Bordo (Free on Board (FOB))

(1)Um acordo pelo qual o vendedor fornece um produto a um preço unitário acordado. Esse acordo ocorrerá em um porto de embarque especificado durante um dado período, tendo o comprador a responsabilidade de providenciar transporte e seguro.

(2) A abreviatura (FOB) de livre a bordo ou posto a bordo (free on board), que quase sempre figura nos contratos de compra e venda de mercadorias, de acordo com as condições combinadas. Quer dizer que o preço da mercadoria não inclui o frete nem o seguro ou outras despesas, que correm por conta do comprador.(Michaelis)

Long ou posição comprada (Long (or long position))

(1)A posição de uma parte que comprou e detém contratos futuros ou de opções, ou tem uma mercadoria que ainda não foi liquidada por compra ou entrega.

(2)Uma posição de um comprador de contrato futuro que exige que o comprador aceite uma entrega a menos que o contrato seja liquidado por uma venda compensatória.

(3)Termo usual em operações de bolsa, usado no mercado a termo (futures), quando a compra é a um preço na expectativa de vender posteriormente a preço mais elevado. Seria o comportamento de um altista ou otimista. É o oposto de especulação baixista (Michaelis)

Lote (Lot)

Unidade padronizada do mercado de futuros (ou a termo) que especifica uma quantidade definida da mercadoria de qualidade uniforme.

Lucro (Profit)

A renda restante após pagamento de todas despesas do negócio.