M

MAE (Mercado Atacadista de Energia Elétrica) (Wholesale Electric Energy Market)

Entidade de direito privado, atuando segundo regras e procedimentos de mercado fixados pela ANEEL, destinada a viabilizar as transações de compra e venda de energia elétrica entre os agentes, por meio de contratos bilaterais em um mercado de curto prazo, restrito aos sistemas interligados Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

Maioria Simples (Simple Majority)

Metade mais um dos votos presentes

Margem (Margin)

(1)Dinheiro que compradores e vendedores e oções futuras e negociadas em bolsa devem entregar à compensação para garantir o desempenho dos contratos. Para opções de balcão, as margens são negociadas entre as contrapartes. Em ambos casos, a quantidade de margem necessária varia com as flutuações de preço do contrato subjacente. Posições em aberto são reajustadas em mercado diariamente e, em épocas de extrema volatilidade, reajustadas em mercado também no correr do dia.

(2)Rendimento mínimo, abaixo do qual uma atividade não é suficientemente lucrativa para ser continuada. (2). O lucro mínimo que permite que uma transação seja economicamente viável.

(3). Última unidade de um fator econômico usado em produção ou consumo. Resumidamente, é o lucro bruto (gross profit)(Michaelis)

Margem de Capacidade (Capacity Margin)

A quantidade de capacidade acima da demanda de ponta planejada do sistema, disponível para manutenção programada, quedas emergenciais, requisitos operacionais do sistema e demanda imprevista de eletricidade. (EUA)

Margem de Reserva Operacional (Reserve Margin (Operating))

A capacidade disponível não utilizada que pode ser aplicada ao sistema dentro de 10 minutos no carregamento de ponta de uma “concessionária”, expressa como porcentagem da capacidade total. (EUA)

Marketer (Mercadizador, Mercador, Mercante) (Marketer)

Entidade engajada em juntar vendedores e compradores, geralmente em uma base de mercado à vista, ajudando nas negociações e conseguindo transporte e prazos de entrega.

Matriz Energética (Energy Matrix)

Também denominado balanço energético, é um conjunto de fatores considerados para planejamento energético a curto, médio e longo prazos. A matriz energética envolve a diversificação e prioridade de fontes e insumos ou combustíveis na geração de energia, bem como as necessidades de suprimento energia. A matriz energética global, por exemplo, é quase que inteiramente dependente de recursos como oleodutos, refinarias e poços de petróleo. O Brasil dispõe da maior bacia hidrográfica do mundo. Houve assim uma natural e histórica opção por uma matriz energética que privilegiou esses recursos de geração.

Mcf (Mcf.)

Um mil pés cúbicos de gás natural.

Medição (Metering)

Uso de dispositivos que meçam e registrem a quantidade e/ou sentido da energia em relação ao tempo.

Medição Mestre (Master Metering)

Medição separada necessária em unidades individuais em uma nova edificação se o ocupante tem controle do uso de energia na unidade e se os benefícios excedem os custos. (EUA)

Medidas de Frequência (Measuring Frequency)

Hertz = Hz

Medidas de Potência (Measuring Power)

Watt = W

Kilowatt = kW (1.000 X 1 W)

Megawatt = MW (1.000.000 X 1 W)

Gigawatt = GW (1.000.000.000 X 1 W)

Medidas de Potência por Unidade de Tempo (Measuring Consumption / Production)

kWh = consumo ou produção de 1 kW durante 1 hora

MWh = consumo ou produção de 1 MW durante 1 hora

GWh = consumo ou produção de 1 GW durante 1 hora

kWmês = consumo ou produção de 1 kW durante 1 mês

MWmês = consumo ou produção de 1 MW durante 1 mês

GWmês = consumo ou produção de 1 GW durante 1 mês

kWano = consumo ou produção de 1 kW durante 1 ano

MWano = consumo ou produção de 1 MW durante 1 ano

GWano = consumo ou produção de 1 GW durante 1 ano

Medidas de Tensão (Measuring Voltage)

Volt = V

Kilovolt = kV (1.000 X 1V)

Medidor (Meter)

Instrumento registrador de energia elétrica e potência ativa ou reativa

Medidor de Gás (Meter, Gas)

Instrumento para medir, indicar ou registrar o volume de gás natural que passou por ele.

Medidor Venturi (Meter, Venturi)

Medidor de fluxo de fluido no qual este é determinado pela medição da queda de pressão por ele causada em um estrangulamento ou tubo de Venturi. A queda de pressão através do tubo é proporcional à velocidade do fluido em movimento.

Megawatt (Megawatt – MW))

Unidade de potência elétrica igual a um milhão de watts ou mil kilowatts.

Megawatt-hora (Megawatt-hour (MWh))

Um milhão de watt-horas de energia elétrica. Uma unidade de energia elétrica igual a um megawatt de potência usada durante uma hora.

Megawatts Anuais Médios Average (aMW) (Annual Megawatt or Average Annual Megawatt)

Unidade de produção energética por um ano, igual à energia produzida pela operação contínua de um megawatt de capacidade durante o período de tempo (igual a 8.760 megawatt-horas).

Mercado a termo (Futures)

(1)Contratos padronizados para compra ou venda de uma (commodity) mercadoria negociada para entrega no futuro.

(2)Mercado organizado, como em bolsas, onde os que negociam podem comprar e vender valores ou mercadorias para entrega futura a um preço contratado.(Michaelis)

Mercado Central ou Principal (Core Market”)

Refere-se a volumes geralmente fornecidos pela companhia de distribuição local a clientes residenciais e comerciais, instituições públicas tais como hospitais e escolas e companhias não-industriais com consumo relativamente baixo e geralmente sem capacidade de combustível alternativo. (EUA)

Mercado Contango (Contango Market)

(1)Um termo usado em negociações futuras significando que os preços estão progressivamente maiores em meses de entrega sucessivos do que no proximo mês de entrega.

(2)Adiamento de acerto. Adiamento do acerto de contas numa bolsa de valores, até o período seguinte, envolvendo o pagamento de juros. (Michaelis – carry-over).

Mercado de Balcão (Over-the-Counter Market)

(1)Nome genérico de qualquer transação que não se faça em uma bolsa. Não há bolsa central para um mercado de balcão que opere através de “intermediários” ou negociantes. O negociante está a postos para comprar ou vender um dado instrumento a pedido. Ele fornece o serviço de permitir que um comprador ou vendedor de um bem faça a transação quando desejar, ao invés de esperar a localização de um interessado no negócio. Uma opção de balcão é uma opção de compra ou venda cujo preço de exercício, término e prêmio são negociados entre duas partes.

(2)Tipo de transação que não é feito em mercado organizado, como uma bolsa, ou que independe de regulamentos especiais. Mais simplesmente, pode-se transacionar “sobre um balcão”, sem outras formalidades.(Michaelis)

Mercado de Curto Prazo (Short Term Market)

Segmento do MAE onde é transacionada a energia elétrica não contratada bilateralmente, as eventuais sobras de contratos bilaterais de compra de energia elétrica firmados pelos agentes da Categoria Consumo e as insuficiências em relação aos contratos bilaterais de venda de energia elétrica de responsabilidade dos agentes da Categoria Produção.

Mercado Financeiro (Financial Market)

Um mercado financeiro é o local ou mecanismo pelo qual ativos financeiros são intercambiados e são fixados os preços desses ativos.

Mercado Primário (Primary Market)

Mercados primários são aqueles em que novos bens mobiliários são comprados e vendidos. Funcionam como a via para aquisição de capital ou fundos novos.

Mercado Spot (Mercado à Vista) (Spot Market)

(1)Transações de mercadoria nas quais o início da transação está perto (p. ex. dentro de 10 dias) e a duração do contrato é relativamente curta (p. ex. 30 dias).

(2)Mercado em que as mercadorias ou valores são negociados à vista e entregues imediatamente, contrastando com mercado a termo (futures market), quando os contratos são para entrega futura. Sinônimo de (cash market) e de (physical market) (Michaelis).

Mercadoria física (Actuals)

No contexto do mercado futuro, mercadorias efetivamente à vista, em contraposição às mercadorias futuras. No contexto de tarifação, os custos reais e os dados de produção relativos a um determinado período.

Metano (Methane (CH4))

O mais leve dos hidrocarbonetos na série das parafinas. É incolor, inodoro e combustível; a maior parcela do gás de pântano e do gás natural.

Metas de Continuidade (Continuity Targets)

Padrões estabelecidos pela ANEEL, para os indicadores de continuidade, a serem respeitados mensalmente, trimestralmente e anualmente, para períodos preestabelecidos.

Min-Max (Min-Max.) Vide Colarinho / Collar..

Princípio segundo o qual, quando uma escolha deve ser feita entre diversas ações possíveis, o decisor examina somente a pior conseqüência e escolhe a ação que cause o menor dano. Assim, minimiza o dano máximo decorrente de sua escolha. Em muitos casos, este princípio levaria a ações que um empresário rejeitaria, porque o faria violar o bom julgamento. A decisão deve ser aquela em que o erro seja menor.(Michaelis)

Mina de Galeria (Drift Mine)

Mina de carvão que entra por uma camada de carvão plana em uma montanha, geralmente no “afloramento” ou local onde a camada de carvão sai da vertente da montanha.

Mina de Superfície (Surface Mine)

Também conhecida como “mina a céu aberto”, refere-se à mina em que a camada de carvão está suficientemente perto da superfície para extrair o carvão, removendo-se a cobertura para revelar a camada, limpá-la da areia e outros materiais adulterantes, e escavar o carvão para embarque para instalações de “concessionária”, industriais e metalúrgicas.

Mina Profunda (Deep Mine)

Uma mina de carvão na qual a camada carbonífera é acessada subterraneamente, ao invés de remover todas as camadas acima da camada. Métodos de acesso diversos incluem galeria, rampa e poço vertical. Tais minas costumam usar o método de “salão e escora, com o qual aproximadamente 50% do carvão é retirado com a abertura dos “salões”, deixando as “escoras” de carvão para apoiar o teto. Outro método subterrâneo que está rapidamente ganhando popularidade é o do “corte longo”, no qual uma cabeça de corte é usada para remover todo o carvão da camada, deixando que o teto desabe atrás da cabeça cortante em avanço.

Mineração Convencional (Conventional Mining)

O processo de corte de blocos de carvão da camada usando serras de carvão ou explosivos para explodir partes da camada e, em seguida, remover o carvão da face da camada com pá ou pequena carregadora frontal.

Mineração de Corte Longo (Longwill Mining)

Processo de mineração subterrânea no qual um painel ou bloco de carvão é completamente extraído.

Minerador de Corte Longo (Longwill Miner)

Máquina de mineração profunda que usa pá de aço ou tambor rotativo, puxado mecanicamente em vai-vém através de uma comprida lâmina de carvão. O carvão desprendido cai sobre uma correia transportadora para ser levado para fora da mina.

MMBtu (MMBtu.)

Um milhão de Btu.

MMcf (MMcf.)

Um milhão de pés cúbicos de gás natural.

Modalidades Tarifárias (Tariff Modes)

Tipos de tarifas reguladas pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, classificadas em tarifas horo-sazonais, caracterizadas por apresentarem preços diferenciados de demanda e consumo de energia elétrica de acordo com as horas do dia (ponta e fora de ponta) e os períodos do ano (seco e úmido).

Tarifa Azul: caracteriza-se pela aplicação de preços diferenciados de demanda e consumo de energia elétrica para os horários de ponta e fora de ponta e para os períodos seco e úmido.

Tarifa Verde: caracteriza-se pela aplicação de um preço único de demanda, independente de horário e período e preços diferenciados de consumo, de acordo com as horas do dia e períodos do ano.

Modelagem (Shaping)

Programação e operação de recursos de geração para atender níveis variáveis de carga. O Modelo da Carga em um sistema hidrelétrico geralmente envolve o ajuste de vazões de água de barragens de forma que a geração e a carga estejam continuamente equilibradas.(EUA)

Modelo da Carga (Load Shape)

Variação na magnitude da carga energética durante um período diário, semanal ou anual. (EUA)

Monopólio (Monopoly)

Estado de propriedade ou controle exclusivo ou quase exclusivo de uma mercadoria, serviço ou instalação, por privilégio legal, domínio da oferta, ou ação conjunta, tornando possível a manipulação de preços.

Monopsônio (Monopsony)

Em contraste com o monopólio, o monopsônio é uma condição de mercado na qual há um grande número de vendedores e apenas um único comprador.

MRE (Mecanismo de Realocação de Energia) (Energy Relocation Mechanism –MRE)

Mecanismo financeiro de compartilhamento dos riscos hidrológicos que afetam seus participantes, decorrentes particularmente dos efeitos da otimização centralizada do sistema sobre os níveis de geração de cada usina.