O

Oferta (Bid / Offer)

(Bid) Uma oferta para pagar um preço de venda no balcão ou em uma bolsa de mercadorias. É o preço médio daquelas pessoas recentemente desejosas de comprar. Oferta é o preço de compra e venda é o preço de venda ou proposto

(Offer) Uma proposta para vender um contrato futuro a um preço especificado.

Ohm (Ohm)

Unidade de medida de resistência elétrica. A resistência de um circuito no qual uma diferença de potencial de 1 volt produz uma corrente de 1 ampère.

Óleo Branco (White Oil)

Gás natural liquefeito, produzido por unidades de refrigeração no local de um poço.

Óleo Combustível Destilado (Distillate Fuel Oil)

Uma classificação geral de uma das frações do petróleo produzida em operações convencionais de destilação. É usado principalmente para aquecimento ambiental, combustível de motores diesel de estrada ou fora de estrada (inclusive motor de locomotiva e maquinário agrícola) e geração de energia elétrica. Estão incluídos os Óleos Combustíveis Nº 1, Nº 2 e Nº 4: e os Óleos Diesel Nº 1, Nº 2 e Nº 4.

Óleo Combustível Residual (Residual Fuel Oil)

O destilado cru da refinação, após a remoção de destilados valiosos como a gasolina; inclui os óleos combustíveis nº 5 e nº 6. O óleo combustível residual é usado para produção de energia elétrica, aquecimento ambiental, carvoeiras de vasos e várias aplicações industriais. Importações de óleo combustível residual incluem óleo cru importado queimado como combustível.

Óleo Pesado (Heavy Oil)

Geralmente falando, isto se refere às horas do dia no sistema que seriam consideradas demanda de ponta. O horário efetivo varia com o sistema energético particular.

Ondulador (Undulator)

Instalação destinada a converter corrente contínua em corrente alternada.

Opção (Option)

(1)O direito mas não a obrigação de comprar ou vender algo a um preço especificado durante um determinado período. O vendedor de um contrato de opção recebe um prêmio do seu comprador e tem a obrigação da entrega se o contrato for executado pelo comprador. As opções também são chamadas de “caps”, pisos ou tetos. (Vide Opção de Compra e Opção de Venda)

(2) Acordo entre um vendedor ou comprador, permitindo que o detentor do título compre ou venda, se assim o desejar, a um dado preço, dentro de um prazo estipulado. Na bolsa de valores uma opção pode ser comprada de um vendedor, que inclui o direito de comprar um certo número de ações a um dado preço, dentro de um período de tempo. Caso o preço cair em relação ao custo da opção, o vendedor perderá e o comprador ganhará, e vice-versa. A opção para comprar chama-se (Call) e para vender é (Put)(Michaelis)

Opção a descoberto (Naked in Option)

O proprietário da opção não tem uma posição em papéis negociáveis, ou mercadorias subjacentes.
Ou que não ofereceu qualquer garantia.

Opção de Compra (Call Option)

(1)O direito, mas não a obrigação de comprar os ativos subjacentes a um preço acordado (preço de exercício), durante o prazo de opção. Dá ao detentor ou comprador da opção o direito de no futuro comprar o instrumento subjacente a um preço de exercício acordado, quando os preços poderão ser maiores do que o preço de exercício. A venda de uma opção de compra obriga o vendedor a vender no futuro o instrumento subjacente, quando os preços poderão ser superiores ao preço de exercício. Uma opção de compra é o contrário de opção de venda.

(2)Opção de compra; Direito de resgate antecipado. (3). Termo usual em bolsa de valores que dá a quem tenha a opção o direito de adquirir uma certa quantidade de papeis negociáveis a preço previamente combinado, durante um período não inferior a três semanas. (4). Direito de resgatar antecipadamente uma dívida, talvez para economizar juros, respeitadas certas condições prévias. (Michaelis)

Opção de Reconsideração (Lookback Option)

Uma opção que dá ao comprador o direito de retroativamente comprar (ou vender) a mercadoria subjacente ou o bem a seu preço mínimo (máximo) dentro do período de reconsideração.

Opção de Spread (Spread Option)

Uma opção sobre o diferencial de preço entre dois instrumentos ou mercadorias relacionados.

Opção de Swap (Option on Swap)

Um especialista de mercado lança uma opção para que uma contraparte faça um swap em uma data futura em condições pré-especificadas. A contraparte pagará um prêmio por tal opção.

Opção de Venda (Put Option)

O direito mas não a obrigação de vender os ativos subjacentes a um preço acordado (preço de exercício) na data de vencimento, ou antes dela. A pessoa que compra uma opção de venda espera que os preços caiam. Se o preço não cair, o comprador perde o preço da venda, mas não tem que exercê-la ou usá-la.

Opção Dentro do Preço (In-the-Money Option)

A relação entre o preço de exercício de uma opção e o preço corrente de mercado do instrumento subjacente. Uma opção de compra está dentro do preço se seu preço de exercício estiver abaixo do valor corrente de mercado do instrumento subjacente. Uma opção de venda está dentro do preço se seu preço de exercício estiver acima do preço corrente de mercado do instrumento subjacente.

Opção Fora do Preço (Out-of-the-Money Option)

A relação entre o preço de exercício de uma opção e o preço corrente de mercado do instrumento subjacente. Uma opção de compra está fora do preço se seu preço de exercício estiver acima do preço do instrumento subjacente. Uma opção de venda está fora do preço se seu preço de exercício estiver abaixo do preço de mercado do instrumento subjacente.

Opção no Preço (At-the-Money Option)

Descreve a relação entre os preços de exercício de uma opção e de mercado corrente, para o instrumento subjacente. Uma opção de compra ou de venda é dita estar “no preço” quando seu preço de exercício iguala o preço de mercado corrente do instrumento subjacente.

Operação Comercial (Commercial Operation)

Uma condição operacional que começa quando o controle de carga de um gerador é entregue ao despacho do sistema. (EUA)

Operação Coordenada (Coordinated Operation)

A operação de dois ou mais sistemas elétricos interligados ou de um grupo de usina hidrelétricas para conseguir maior confiabilidade e economia. (EUA)

Operação Coordenada de Usinas Hidrelétricas (Integrated Operation of Hydro-Electric Plants)

Operação de um grupo de usinas hidrelétricas e reservatórios de acumulação, de modo a se obter a condição ótima de geração com adequada consideração para as demais finalidades do aproveitamento e usos de água.

Operador do Sistema (System Operator)

Pessoa, ou entidade, autorizada a operar ou supervisionar a operação do sistema elétrico conjunto.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) (Electric System National Operator – ONS)

Agente instituído pela Lei nº 9.648, de 27 de maio de 1998, responsável pela coordenação e controle da operação dos sistemas interligados Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

Ordem Não Executada (Open Order)

(1)Uma ordem que vale até ser cancelada.

(2) Em bolsa de valores, ordem dada por um cliente a um corretor para que compre ou venda um determinado valor (security) a um preço especificado.(Michaelis)