Q

Qualidade de Serviço de uma Rede Elétrica (Quality of Service)

Grau de conformidade com cláusulas contratuais entre distribuidor e consumidor, para uma entrega de energia elétrica num período de tempo determinado, ou, mais geralmente, grau de perturbação de uma alimentação de eletricidade. Os elementos a considerar para determinar a qualidade de serviço referem-se ao tempo de não fornecimento programado ou ocasional; ao respeito de condições de alimentação admissíveis relativas à queda de tensão máxima aceitável, ao vazio de tensão e ao nível das harmônicas de uma rede de corrente alternada. As cláusulas contratuais de um fornecimento de eletricidade e, consequentemente, a qualidade de serviço requerida, podem variar conforme a natureza dos aparelhos elétricos alimentados.

Quantidade Take-or Pay (Take-or-Pay Quantity)

Clausula que estabelece a quantidade mínima de produto que o comprador é obrigado a pagar , independentemente de levar efetivamente aquela quantidade de produto.
Geralmente expressa em termos de quantidade absoluta, ou porcentagem da quantidade contratual total, durante um determinado período, geralmente um ano.

Queda Bruta Média ou Altura de Queda Bruta Média (Average Gross Head)

Diferença entre a cota do nível d’água à montante, referido à metade do volume útil e a cota normal (de projeto) do nível d’água à jusante, no caso de reservatórios com regularização anual ou plurianual. Para os reservatórios sem regularização anual ou plurianual, corresponde a diferença entre a cota do nível d’água à montante, normal operativo, e a cota normal (de projeto) do nível d’água à jusante.

Queda Bruta ou Altura de Queda Bruta (Gross Head)

Diferença entre as cotas do nível d’água à montante e nível d’água à jusante de uma usina hidrelétrica.

Queda de Projeto ou Altura de Projeto (Design Head)

Queda bruta de um aproveitamento hidrelétrico, considerado como referência básica de projeto.

Queda forçada (Forced Outage)

Uma falha não planejada de componente (imediata, atrasada, adiada, falha na partida) ou outra condição que exija que a unidade seja tirada de serviço imediatamente, ou antes do próximo fim de semana. (EUA)

Queda Forçada Total (Full-Forced Outage)

A capacidade total das unidades geradoras principais que está indisponível para carga por razões emergenciais. (EUA)

Queda Líquida ou Altura de Queda Líquida (Net Head)

Queda bruta abatidas as perdas de carga hidráulica. Diferença de queda entre a entrada da turbina e a saída do tubo de sucção.

Queda Nominal da Turbina (Turbine Rated Head)

Queda para a qual a turbina, a velocidade de rotação nominal, deve desenvolver sua potência nominal.

Queda Nominal da Usina ou Altura de Queda Crítica (Plant Rated Head)

Queda tal que com o engolimento máximo da turbina é atingida a capacidade nominal do gerador.