Resultados

Glossário

U

Unidade geradora projetada para funcionar a plena capacidade, ou perto dela, de forma praticamente contínua. (EUA)

Conjunto de instalações e equipamentos elétricos caracterizado pelo recebimento de energia elétrica em um só ponto de entrega, com medição individualizada e correspondente a um único consumidor.

Uma unidade que consiste em um queimador, termostato associado e controles de segurança, que pode ser usada para converter um aquecedor de um combustível para outro. (EUA)

Uma unidade de geração elétrica que consiste em uma ou mais turbinas de combustão e uma ou mais caldeiras com uma parte da entrada de energia necessária na (s) caldeira(s) fornecida pela exaustão de gás da(s) turbina(s) de combustão.

Equipamento usado para remover cinzas finas dos gases de combustão de uma caldeira antes da descarga na atmosfera. Coletores de partícula incluem precipitadores eletrostáticos, coletores mecânicos (ciclones), filtros de tecido (sacos) e purificadores úmidos. (EUA)

Unidade geradora específica designada pelo operador do sistema para estar ativa ou na rede para garantir o fluxo de eletricidade. Essa unidade de operação obrigatória está fora do despacho econômico e pode ou não ser a unidade mais eficiente do sistema. Uma unidade pode ser designada como de operação obrigatória por razões operacionais que podem incluir confiabilidade do sistema, controle de tensão ou estabilidade do sistema.(EUA)

Qualquer combinação de gerador(es), reator(es), caldeira(s), turbina(s) de combustão ou outras forças motrizes operadas em conjunto para produzir eletricidade.

Uma unidade é “operável”após completar o teste de baixa potência e ter autorização para operar a plena carga. Isto ocorre quando recebe sua licença operacional adicional de plena carga. (EUA)

A quantidade de energia calorífica necessária para uma libra de água aumentar a temperatura em um grau Farenheit.

Uma medida do valor calorífico do gás natural completamente saturado com vapor d’água sob condições normais de temperatura, pressão e gravidade. Esse padrão de medida geralmente tem pouco ou nada a ver com o estado no qual o gás natural é efetivamente entregue para as primeiras vendas.

Uma medida do valor calorífico do gás natural livre de umidade, ou contendo menos de 7 libras por Mcf de vapor d’água. Condição na qual o gás natural costuma ser entregue para as primeiras vendas.

Uma unidade remotamente controlada que coleta dados acumulados e instantâneos a serem tele-enviados a um determinado centro de controle, que mostra o estado atual da instalação geradora. As entradas podem ser usadas para despacho econômico. (EUA)

A ampère
A/m ampères por metro
Avg média (average)
bbl barril
Bcf bilhão de pés cúbicos
Btu British thermal unit
Ccf cem pés cúbicos
cf pé cúbico
cu cubic
cu ft/hr cubic feet per hour
oC grau celsius
oF grau fahrenheit
dd grau por dia
Dth decatermo
eb equivalente a barril
G gaus
gal galão
GW gigawatt
GWh gigawatt hora
h hora
hp horsepower
Hz Hertz
kV quilovolt

Instalação na qual se localizam forças motrizes, geradores elétricos e equipamentos auxiliares para conversão de energia mecânica, química e/ou nuclear em energia elétrica. (Vide Turbina)

Local que dispõe de uma ou mais unidades geradoras.(EUA)

Uma usina hidrelétrica que depende principalmente da vazão de um rio para a geração, ao contrário de um projeto de represamento, que tem espaço disponível para armazenar água de uma estação do ano para outra. Alguns projetos de fio d’água têm uma capacidade de armazenagem limitada (represamento) que lhes permite regular a vazão em uma base diária ou semanal.

Usina hidrelétrica que dispõe de reservatório para acumulação de água, com volume suficiente para assegurar o funcionamento normal das usinas durante um tempo especificado.

Usina hidrelétrica que é normalmente operada para atender a carga de base e é operada essencialmente sob carga constante.

Uma usina normalmente operada para assumir toda ou parte da carga contínua mínima de um sistema, e que consequentemente produz eletricidade a uma taxa essencialmente constante. Essas usinas são operadas para maximizar a eficiência mecânica e térmica do sistema e minimizar os custos operacionais do mesmo. Uma usina de carga de base é caracterizada tipicamente por custos fixos relativamente altos e baixos custos operacionais unitários. Tradicionalmente, as usinas a carvão e nucleares e algumas usinas elétricas a vapor de alta eficiência têm sido consideradas usinas de carga de base. (EUA)

Usina geralmente contendo unidades a vapor de baixa eficiência e resposta rápida, turbinas a gás, diesels ou equipamento elétrico de armazenamento bombeado, normalmente usados durante os períodos de carga máxima. Unidades de ponta se caracterizam pelos tempos de partida rápida e, geralmente, altos custos operacionais, mas baixos custos de capital. (EUA)

Usina na qual a força motriz é um motor de combustão interna. Este possui um ou masi cilindros nos quais ocorre o processo de combustão, convertendo em energia mecânica a energia liberada pela queima rápida de uma mistura ar-combustível. Motores a diesel ou gás são os tipos principais usados em usinas elétricas. A usina é geralmente operada durante emergências ou períodos de demanda excepcionalmente alta de eletricidade.

Uma usina que emprega carvão, combustível líquido (p.ex. óleo) ou gás natural como sua fonte energética.

Uma usina geradora elétrica térmica que produz vapor para movimentar uma turbina.

Usina que é normalmente operada para fornecer potência durante os períodos de ponta de carga.

Instalação que trata gás natural cru para remover impurezas indesejáveis tais como dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e vapor d’água. Usinas de tratamento podem ser de propriedade de produtores, tratadores independentes ou companhias de gasodutos de transmissão. (EUA)

Uma usina na qual a força motriz é uma turbina a gás. Uma turbina a gás geralmente consiste em um compressor de fluxo axial que alimenta ar comprimido para dentro de uma ou mais câmaras de combustão, onde é queimado combustível líquido ou gasoso (por exemplo: gás). Os gases quentes resultantes são expandidos através da turbina, causando sua rotação. O eixo da turbina ao girar aciona os compressores bem como o gerador, produzindo eletricidade. (Vide Turbina)

Usina em que a força motriz é uma turbina a vapor. O vapor usado para movimentar a turbina é produzido em uma caldeira em que se queimam combustíveis fósseis.

Uma instalação contendo motores, geradores elétricos e equipamento auxiliar para converter energia mecânica, química e/ou de fissão em energia elétrica. Também conhecida como Usina de Geração Elétrica e Usina de Energia Elétrica.

Uma instalação industrial que tem como seu produto principal a produção de kilowatt-horas de energia. A energia é produzida a partir de matérias primas tais como óleo, carvão ou nuclear. Uma usina que converte energia mecânica em elétrica. (Vide geração, potência real e potência reativa).(EUA)

Usina na qual a força motriz é uma turbina a vapor, movida seja pelo vapor produzido por água quente, seja por vapor natural cuja energia provém de calor encontrado em rochas ou fluidos a várias profundidades abaixo da superfície terrestre. A energia é extraída por perfuração e/ou bombeamento.(Vide: Geração Geotérmica)

(1)Instalação na qual a energia mecânica da água é convertida em energia elétrica.

(2)Conjunto de todas as obras e equipamentos destinados à produção de energia elétrica utilizando-se de um potencial hidráulico.

Usina na qual os geradores da turbina são movidos pela queda d’água.

(1)Usina hidrelétrica em um curso de água, onde o volume de regularização é pouco significativo. Ver Usina Hidroelétrica de Represa

(2)Usina hidrelétrica que utiliza reservatório com acumulação suficiente apenas para prover regularização diária ou semanal, ou utilizada diretamente a vazão afluente do aproveitamento

Usina que gera eletricidade usando água bombeada durante períodos fora da ponta para um reservatório elevado de armazenagem. Nos períodos de ponta, quando se necessita de capacidade geradora adicional, a água é liberada do reservatório elevado para as turbinas do gerador em uma usina energética a uma cota mais baixa. Uma usina hidrelétrica que usa tanto água bombeada quanto fluxo de água natural para produzir eletricidade é uma Usina Hidrelétrica Combinada de Armazenamento Bombeado.

Usina hidrelétrica em um curso de água, onde o volume de regularização é bastante significativo.

Uma usina que produz energia apenas com água previamente bombeada para um reservatório superior. (EUA)

Uma instalação na qual o calor produzido em um reator pela fissão de combustível nuclear seja usado para movimentar uma turbina a vapor.

Uma instalação na qual se faz o gás natural cru da boca do poço atender requisitos de qualidade de gasoduto, preparando-o para venda a consumidores pela redução ou remoção de impurezas indesejáveis, extraindo-se hidrocarbonetos de não-metano comercialmente desejáveis do fluxo de gás.(EUA)

Usina de processamento de gás natural construída perto de um gasoduto de transmissão a jusante dos campos em que o gás natural no gasoduto foi produzido. Também chamada usina “em linha”. Geralmente, a usina straddle não compra nem revende o gás natural, mas fornece apenas um serviço de processamento para o proprietário do gás natural, ou dos direitos de processamento do mesmo. Geralmente, os produtores de gás natural reservam direitos de processamento quando vendem gás natural, de forma que possam ter os líquidos de gás natural removidos do fluxo de gás por uma usina a cavaleiro. (EUA)

Usina em que a energia elétrica é gerada com a utilização de água previamente bombeada para um reservatório de acumulação.Pode ser usada para prover capacidade de reserva de geração.

Instalação na qual a energia química, contida em combustíveis fósseis, sólidos, líquidos ou gasosos, é convertida em energia elétrica.

Aquele que efetivamente consome a energia, diferentemente daquele que a vende ou revende

Voltar ao topo