Resultados

Glossário

V

Um período de carga reduzida, em contraste com carga de ponta.(EUA)

Vide CONTEÚDO CALÓRICO.

Quantidade de calor produzida pela combustão completa de uma quantidade unitária de combustível. Valor de combustão bruto, ou superior, é aquele obtido quando todos produtos de combustão são resfriados à temperatura existente antes da combustão, condensando-se o vapor d´água formado durante a combustão e são feitas todas correçõe necessárias. O valor de combustão líquido, ou inferior, é obtido pela subtração do calor latente de vaporização do vapor d’àgua formado pela combustão do hidrogênio no combustível, a partir do valor de combustão bruto ou superior.

Dados medidos em uma base horária.(EUA)

Valor em moeda corrente resultante da aplicação das respectivas tarifas de fornecimento, sem incidência de imposto, sobre as componentes de consumo de energia elétrica ativa, de demanda de potência ativa, de uso do sistema, de consumo de energia elétrica e demanda de potência reativas excedentes.(EUA)

Uma quantidade elétrica medida que pode ser coletada por telemedição, SCADA (controle remoto e telemetria usados para monitorar o sistema), ou outros meios. (EUA)

Valor referente ao custo de disponibilidade do sistema elétrico, aplicável ao faturamento de unidades consumidoras do Grupo “B”, de acordo com os limites fixados por tipo de ligação.

O VN é o mecanismo que define o limite de repasse para as tarifas dos consumidores dos custos das distribuidoras com compra de energia das geradoras. Na prática, o VN protege os consumidores que não podem escolher o fornecedor de energia de eventuais variações bruscas nos preços de mercado.

Quantidade de dólar em que o prêmio de uma opção excede seu valor intrínseco. (EUA)

Estado gasoso de uma substância.

Voltagem-amperagem reativa. Uma medida da potência reativa.

Volume de água escoado através de uma seção, na unidade de tempo (m3/segundo).

A velocidade à qual a água passa por um dado ponto em um rio, geralmente expressa em pés cúbicos por segundo (cfs). (EUA)

Volume de água recalcado por unidade de tempo

Vazão total que sai de uma estrutura hidráulica Corresponde à soma das vazões turbinadas e vertida em uma usina hidrelétrica.

Vazão proveniente da diferença das vazões naturais entre duas seções terminadas de um curso d’água.

Menor vazão que deve ser liberada de um reservatório, por motivos tais como: atendimento a limitações de navegação, irrigação etc.

Média aritmética das vazões naturais médias, correspondentes a um mesmo período, verificadas durante a série histórica de observações. A vazão média a longo termo (MLT) é normalmente determinada para cada mês do ano, podendo, também, ser calculada para outros intervalos de tempo.

Vazão média mensal correspondente ao maior valor encontrado na série histórica de vazões naturais médias para o mês considerado.

Vazão média mensal correspondente ao menor valor encontrado na série histórica de vazões médias para o mês considerado.

Vazão que passa através das turbinas de uma usina hidrelétrica, utilizada para fins de geração de energia.

Vazão passível de ser turbinada, em uma usina hidrelétrica, para fins de geração de energia. A vazão turbinável é limitada pelo engolimento de todas as turbinas em disponibilidade.

Relação entre a vazão natural e a área de drenagem (da bacia hidrográfica) relativa a uma seção de um curso d´água.
É expressa em l/s/Km2.

Descarga através do vertedouro e/ou válvulas de fundo. A vazão que passa através das turbinas, desde que não utilizada para geração de energia, compõe também a vazão vertida.

Vazão turbinável de uma usina hidrelétrica porém vertida por necessidades operativas diversas. Corresponde à vazão vertida, quando esta for inferior à diferença entre o engolimento de todas as turbinas disponíveis e a vazão turbinada é igual a esta diferença, quando a vazão vertida for superior.

Vazões médias mensais para o ano da série histórica de vazões, que apresentou a menor vazão média anual.

Velocidade da mudança de carga que uma unidade geradora é capaz de atingir em emergência. (EUA)

(1)O preço médio pedido pelas pessoas que recentemente desejaram vender uma mercadoria ou ação no balcão. Compra (Bid) é o preço de compra e Venda (Asked) é o preço pedido ou de venda.

(2)preço pedido. Preço solicitado, também conhecido como asking price, para uma venda, mas que não é necessariamente aceito pelo comprador(Michaelis)

Energia suprida a outra empresa de serviços de energia elétrica, cooperativas, etc, e comercializadores para revenda ao consumidor final.

Vendas cobrindo a energia elétrica fornecida para fins de usuários residenciais, comerciais e industriais. Outras pequenas classes, como agricultura e iluminação pública estão também incluídas nessa categoria.

A quantidade de kilowatt-horas vendidos em um dado período, geralmente agrupada por classes de serviço, tais como residencial, comercial, industrial e outras. Outras vendas incluem iluminação pública de ruas e estradas, outras vendas para autoridades e ferrovias, e vendas interdepartamentais.

Parte vendedora de uma opção, obrigada a fazer ou assumir a entrega de acordo com as condições do contrato se a parte compradora decidir exercer a opção. O vendedor recebe um prêmio do comprador por assumir esse risco. O vendedor é também conhecido como lançador da opção.

Ação de soltar água de uma represa, geralmente medida em pés da cota do reservatório.(EUA)

Liberação de água de um reservatório por um vertedouro, ao invés de colocá-la através das turbinas para gerar eletricidade, Um vertedouro é a estrutura para transbordamento de uma represa. (EUA)

Ato de verter, em uma usina hidrelétrica O vertimento é quantificado através da vazão vertida.

Medida da flutuação de preço de um instrumento subjacente que ocorre durante um certo período

A unidade de medida da força eletromotiva. É equivalente à força necessária para produzir uma corrente de 1 ampère através da resistência de 1 ohm. A unidade de medida do potencial elétrico. Geralmente medido em kilovolts, ou kV. Voltagens de transmissão típicas são 115 kV, 230 kV e 500 kV.

O nível de tensão em que um consumidor está ligado ao sistema de transmissão e distribuição elétrica.

Volume do reservatório acima do volume inativo que é disponível para utilização como: geração de energia, irrigação, controle de enchente ou outros objetivos. É o volume do reservatório menos a soma dos volumes inativo e residual. Não é incluído o volume destinado à superelevacão.

Volume do reservatório acima do volume residual que não é utilizado na operação normal do reservatório, mas que em condições excepcionais pode ser liberado para jusante. É o volume do reservatório menos a soma dos volumes ativo e residual.

Volume do reservatório correspondente ao nível máximo operativo. É preferencialmente, expresso em 100 m3(hm3).

Volume do reservatório correspondente ao nível mínimo operativo. É preferencialmente, expresso em 100 m3(hm3).

Volume retido na represa abaixo do nível mínimo operativo.

Volume de água disponível numa represa entre o nível de pleno armazenamento e o nível mínimo de exploração normal.

Voltar ao topo