A Cemig vai investir cerca de R$ 20 milhões em projetos de eficiência energética no Estado de Minas Gerais por meio de chamada pública. Só no primeiro trimestre deste ano, a empresa investiu aproximadamente R$ 6,3 milhões em projetos de troca de chuveiros elétricos por aquecimento solar e substituição de iluminação ineficiente em instituições e residências da Cohab, dentre outros.

Segundo Leonardo Rivetti, gerente de Eficiência Energética da Cemig, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua Receita Operacional Líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição.

Por meio do seu PEE e respeitando essa legislação, a Cemig promove ações voltadas para uso consciente e eficaz da energia elétrica, contribuindo também para esse momento que os reservatórios estão em fase de recuperação, depois de um longo período de condições hidrológicas desfavoráveis. A outra parte dos recursos, não disponibilizada através da Chamada Pública, é investida em projetos educacionais para a população de baixa renda.