Com um investimento estimado em R$ 2,897 milhões, a CPFL Paulista e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) assinaram na última segunda-feira, 25 de abril, um termo de entrega das obras de Eficiência Energética, que contemplam a instalação dos sistemas de ar condicionado da Biblioteca Central e do Centro Multidisciplinar para investigação biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (CEMIB), além da substituição do sistema de iluminação do campus.
A expectativa da equipe técnica da distribuidora é que, após a conclusão das obras, a Unicamp tenha uma economia esperada de R$ 1,460 milhão, reduzindo 3.122 MWh ao ano, quantidade de energia suficiente para abastecer em torno de 1.300 residências com um consumo mensal de 200 KWh durante um ano.
A concepção e execução do projeto foram precedidas pela realização de um diagnóstico energético nas instalações da Unicamp, no qual se comprovou a viabilidade técnica da iniciativa. O Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da CPFL Energia é desenvolvido pelo grupo desde 1998 e tem por objetivos, preservar os recursos naturais e promover educação para o uso racional de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício. Os recursos do programa provêm do valor arrecado nas contas de luz.