As usinas nucleares brasileiras foram escolhidas como referência na área de gerenciamento de modificações. No próximo semestre, a Nucleoelétrica Argentina S.A (Nasa), visitará a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto para uma visita de benchmarking, ou seja, para aprimorar seus conhecimentos e processos a partir da experiência da Eletronuclear na área.

O gerenciamento de modificações é um processo que garante que as melhorias e alterações feitas no projeto original de uma planta sejam implementadas sem impacto à segurança ou operação. A Nasa está realizando o benchmarking para atender a uma recomendação da Associação Mundial de Operadores Nucleares (Wano, na sigla em inglês), que verificou a possibilidade de melhorias nessa área após a revisão feita nas usinas da empresa argentina.

O assistente da Presidência da Eletronuclear Richard Shouler, ressalta que esse processo de revisão de pares feito pela Wano e a consequente realização de benchmarking pelas empresas auxiliam o setor nuclear a manter seu alto nível de eficiência e segurança.