O desenvolvimento e testes de ônibus urbanos com tração elétrica e a aplicação de baterias estacionárias de lítio-íon em sistemas de informação e comunicação está entre os projetos de Furnas finalistas do 6º prêmio A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública). Eles concorrem nas categorias Inovação na Gestão Pública (ônibus) e Gestão de Resíduos (baterias de lítio-íon). A premiação está prevista para o final desse ano.

Furnas terminou, ano passado, a implantação de baterias de lítio-íon como backup dos principais sistemas de telecomunicações da empresa. Essa iniciativa representou, além de um aumento na confiabilidade do sistema, uma redução de cerca de 10 toneladas de chumbo, elemento usado nas baterias chumbo-ácidas tradicionais.

A A3P é uma iniciativa voluntária, que busca estimular a incorporação dos princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração pública. É o terceiro ano que Furnas participa da agenda, tendo recebido os três selos de qualificação – Verde (empenho na implementação da agenda e adesão formal); Prata (cumprimento na entrega do Relatório Anual de Implementação da A3P); e Laranja (Vencedora do Prêmio Melhores Práticas A3P).