A Norte Energia renovou o convênio de mais de um ano com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) para o fortalecimento da economia na Região Xingu. O novo momento entre a empresa e a entidade viabilizará ações de trabalho para o incentivo às atividades produtivas em cinco municípios, da Área de Influência Direta (AID) da hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.233 MW).
Serão organizados seminários de oportunidades e apoio aos eixos produtivos, direcionados a associações, cooperativas, empresários, trabalhadores desmobilizados e população de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, como parte das ações. O trabalho também contemplará ações de incentivo às compras locais, preparando fornecedores através do conhecimento das demandas de produtos e serviços da UHE Belo Monte.
Por meio do Programa de Incentivo à Capacitação Profissional e ao Desenvolvimento de Atividades Produtivas, do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte, o trabalho conjunto entre Norte Energia e Fiepa já capacitou cerca de 2 mil pessoas em 97 cursos de diversas áreas do conhecimento, nos cinco municípios da AID.