A AES Tietê, braço de geração de energia da AES Brasil, fechou contrato com a Stuppendo Gelateria para a implantação de geração distribuída. Será instalado um sistema solar fotovoltaico de 6 KW pico, na unidade da Vila Leopoldina, capaz de gerar cerca de 750 KWh/mês, valor relativo ao consumo médio de quatro residências na área de concessão da AES Eletropaulo.

Os módulos fotovoltaicos geram energia por, no mínimo, 25 anos. A AES Tietê também será responsável durante dez anos, pela operação e manutenção do sistema, que irá gerar energia elétrica limpa e sustentável, além de reduzir a conta mensal da Stuppendo. A instalação de geração distribuída significa menos emissão de CO2. Neste caso de aproximadamente 1,2 toneladas ao ano.

Essa compensação é equivalente à emissão de CO2 de um carro de passeio durante os 12 meses do ano. A inciativa também pode representar o plantio de sete árvores anualmente. Teresa Vernaglia, Vice-presidente da AES Brasil, disse acreditar que “a geração descentralizada é o futuro e a tendência no mundo, tanto sob o ponto de vista ambiental quanto econômico”.