A Agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou na última terça-feira, 4 de maio, o Rating Nacional de Longo Prazo da Renova Energia de ‘A- (bra) ’ para ‘BBB- (bra)’. A agência também colocou o rating em observação negativa.

De acordo com a Fitch, o rebaixamento do rating vem da não materialização de recursos associados à alienação de ativos. Segundo ela, a menor entrada de caixa combinada à manutenção do volume de dívida e de compromissos com aportes de capital em projetos em fase de construção, levou a Renova a riscos consideráveis de refinanciamento e aumentou as pressões no fluxo de caixa do grupo a níveis muito acima do esperado. Do acordo de R$ 1,6 bilhão com a TerraForm Global, a Renova vai receber apenas R$ 500 milhões no curto prazo.

Já a observação negativa vem dos desafios que o grupo tem em fortalecer sua posição de liquidez e de fazer frente ao pagamento da dívida da holding e financiar parte da dívida relevante de seus projetos. Na visão da Fitch, ações para execução de iniciativas que fortaleçam a posição de caixa da holding, a redução da dívida e o equacionamento de relevante empréstimo-ponte em um dos seus projetos são essenciais para a melhoria do perfil de crédito da companhia. Caso ela não tenha êxito nisso, novos rebaixamentos poderão ocorrer.