A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica registrou uma aceleração no número de medidores cadastrados no Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), por conta da expressiva quantidade de adesões e o crescimento do mercado livre de energia nos últimos meses. Em abril, a instituição alcançou a marca representativa de 20 mil medidores – atualmente são 20.201. Os quatro primeiros meses de 2016 significaram um acréscimo de 6,2% no total registrado em dezembro do ano passado.
O crescimento no número de medidores cadastrados acompanha a evolução natural do setor elétrico, mas é perceptível a influência do processo de migração de consumidores para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Em 2011, por exemplo, a CCEE contava com 12.576 medidores cadastrados. De lá pra cá, este número cresceu 60%, sendo que nos primeiros meses de 2016 já foram registrados mais medidores do que ao longo de 2015 inteiro.
"Os motivos do incremento da quantidade de cadastro de pontos de medição realizados no SCDE, e consequentemente medidores, decorrem da migração de novas unidades consumidoras ao ACL, novas usinas, implantação de novas instalações no SIN (transmissão e distribuição) e a interligação de sistemas isolados ao SIN, com Manaus/Macapá", comenta Dalmir Capetta, gerente de Engenharia & Operação da Medição.