O governo do Rio Grande do Sul estrutura um programa de incentivos às fontes renováveis no estado. Batizado de RS Energia Renovável, a intenção é promover o desenvolvimento das fontes eólica, solar, pequenas centrais hidrelétricas e biomassa por meio de ações que deem condições para a viabilização dos empreendimentos. A expectativa é que as diretrizes do programa sejam publicadas ainda estre ano via decreto.
Segundo Eberson Silveira, Chefe de Divisão do Departamento de Planejamento e Programa da Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, o programa discutirá temas como a criação de linhas de financiamentos específicas, sistematização dos processos de licenciamento ambiental, priorizando os projetos estratégicos para o Estado, entre outras medidas a serem discutidos com o setor.
A intenção é criar um grupo de trabalho com especialistas do setor para debater os temas. “Essa é mais uma iniciativa da Secretaria de Energia para promover e acolher os projetos de energia renováveis”, declarou Silveira, que participou do congresso de energia Ener Solar + Brasil, em São Paulo, nesta terça-feira, 10 de maio.