Segundo medida prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 780/2015, aprovada nesta terça-feira, 10 de maio, os taxistas ou pessoas com deficiência poderão ficar isentos do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), na compra de automóveis elétricos, nacionais ou importados. A medida, que foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, vai à Comissão de Assuntos Econômicos e visa incentivar o uso de carros elétricos, em substituição aos movidos a combustíveis fósseis, que respondem por parcela importante da emissão de gases de efeito estufa.

O autor do projeto, senado Jorge Viana (PT-AC), lembra que taxistas e pessoas com deficiência já contam com incentivos na aquisição de veículos. Com o projeto, ele quer ampliar o benefício quando da compra de carros elétricos e também para venda de veículos híbridos, que combinam motor de combustão interna com motor elétrico.

O senador observa que preocupações com o meio ambiente e com a volatilidade do preço do petróleo levaram o setor automotivo a buscar novas fontes energéticas para a propulsão dos veículos. Foi nesse contexto que avançaram as pesquisas na fabricação de carros elétricos, mas o custo dos veículos, observa ele, ainda é muito alto em relação a carros com motor a combustão.

As informações são da Agência Senado.