As tarifas da Uhenpal terão aumento médio de 1,31% a partir de 22 de maio, com efeito médio de 5,07% para os consumidores atendidos em alta tensão e de 0,50% em média para os clientes conectados em baixa tensão. O impacto este ano será menor que no reajuste anual de 2015, quando as tarifas tiveram um crescimento médio de 4,96%.

Entre os itens que pesaram no índice tarifário estão os encargos setoriais, que tiveram redução de 16,74%, com efeito de – 2,65% sobre o reajuste. Os custos de compra de energia também caíram 1,42%, com impacto redutor de 0,75% sobre o índice. A transmissão aumentou 13,33%, mas o peso na tarifa foi de apenas 1,09%. Foram retirados ainda da tarifa 4,5% em despesas financeiras do período tarifário anterior.

Outros fatores que atenuaram o reajuste foi a receita resultante da bandeira tarifária vermelha e os repasses do saldo positivo  da Conta Bandeiras, que foi deduzido das despesas financeiras da CVA Energia. A distribuidoras atende cerca de 15 mil unidades consumidoras nos municípios de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine, Restinga Seca e parte dos municípios de Santa Maria e Júlio de Castilhos, todos no Rio Grande do Sul.