O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que a Eletrobras vai encaminhar nesta quinta-feira, 19 de maio, um recurso à bolsa de Valores de Nova Iorque. Como a estatal não apresentou os formulários 20 F dos anos de 2014 e 2015 à SEC no prazo, que termina nesta quarta-feira, 18 de maio, as negociações das ações da empresa nos Estados Unidos serão suspensas.
"O prazo expira hoje e é muito pouco provável que ela consiga apresentar o balanço até o final do dia. A partir de amanhã as ações estão suspensas de negociação", explicou Coelho. Segundo ele, o recurso que será pleiteado é para tentar voltar com as negociações das ações antes de se iniciar o processo de deslistagem.
"…esse recurso, pelas nossas informações, deve ter um julgamento de dois a três meses e nesse período vamos fazer todo um esforço para que a investigação seja concluída e que dê o conforto para a auditoria independente assinar o balanço", contou o ministro, que participou do 13º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, no Rio de Janeiro. As investigações se devem a irregularidades encontradas em contratos de empresas do grupo.
Coelho disse ainda que já pediu ao presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, que seja feito todo o esforço para que as investigações possam apresentar alguma conclusão nesse período para que se dê um conforto necessário à auditoria, que no caso é a KPMG, para assinar o relatório de 2014, para que ele possa ser apresentado à SEC.
Capitalização – Coelho disse ainda que é consenso a necessidade de desmobilizar alguns ativos da Eletrobras, mas que as decisões serão tomadas em conjunto com Moreira Franco, que está à frente do Programa de Parcerias e Investimentos do governo Michel Temer, e com o ministro do Planejamento, Romero Jucá, "para que a gente possa apresentar um projeto que dê condições de organizar o sistema elétrico brasileiro", declarou.