A Cemig informou em comunicado ao mercado na última terça-feira, 25 de maio, que foi notificada pela bolsa de Nova York por não ter entregue no prazo o Relatório Anual – Formulário 20F referente ao ano fiscal de 2015. A notificação diz que ela deixa de estar em conformidade com as exigências necessárias para continuar na listagem na NYSE.

A Cemig não entregou o relatório 20-F para a SEC devido a não finalização das investigações em andamento na Norte Energia, em decorrência da Operação Lava Jato. Assim, continuam ressalvas dos auditores independentes com relação aos resultados financeiros de 2015. A Cemig tem participação indireta na UHE Belo Monte (PA – 11.233 MW) através da Amazônia Energia, com 9,77%; e da Aliança Energia, em parceria com a Vale, de 9%.

A NYSE informou a Cemig que ela vai ter seis meses para o arquivamento do seu Formulário 20-F junto à SEC. Ainda segundo o comunicado, a Cemig pode recuperar o status de conformidade assim que entregar o relatório, o que ela pretende fazer antes do prazo estipulado. A carta da NYSE destaca, que durante o período disponível para a conclusão do arquivamento, ela pode dar início aos procedimentos para exclusão da companhia da sua listagem, se considerar que seja necessário.