Após pouco menos de um mês do início da geração comercial de energia em Belo Monte, a Norte Energia executou, no último dia 22 de maio, a descida do rotor do gerador da terceira turbina da Casa de Força Principal da Hidrelétrica. A peça é um conjunto de componentes de 1.200 toneladas, a mais pesada de cada unidade geradora e é um dos equipamentos fundamentais para gerar energia em uma usina hidrelétrica.

A Norte Energia se prepara para ativar a Unidade Geradora Nº 2 da Casa de Força Principal. Os primeiros testes foram iniciados e o mês de junho será reservado para realização do comissionamento da unidade geradora. A previsão é que a cada dois meses uma turbina entre em operação comercial no empreendimento.

Belo Monte terá 24 turbinas: 18 na Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte, e seis na Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental. Em 2019, a usina terá potência instalada de 11.233,1 MW, quando estiver em plena operação. A energia gerada atenderá 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros.