O consultor Luiz Augusto Barroso, diretor da renomada consultoria PSR, aceitou na última quarta-feira, 25 de maio, o convite para presidir a Empresa de Pesquisa Energética durante almoço com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Desde a semana do Enase o mercado comentava notícias que davam conta da indicação de Barroso para o cargo, que é estratégico para o setor. A nomeação foi confirmada em nota publicada pelo MME nesta segunda-feira, 30 de maio.
“Agradeço enormemente ao Barroso, que entendeu nossa proposta de construir um ambiente setorial propício aos investimentos, alinhada com a visão do presidente interino Michel Temer, de promover a reinstitucionalização do país. Com sua expertise e experiência, Barroso ajudará no reerguimento e dinamização do setor com base em credibilidade, transparência, independência e eficiência”, afirmou Fernando Coelho Filho.
Luiz Barroso é graduado em Matemática e possui mestrado e doutorado em Pesquisa Operacional (otimização). É Diretor Executivo da PSR, onde atua há 18 anos, e Pesquisador Associado do Instituto de Investigación Tecnológica (IIT) da Universidad Pontificia Comillas (Madrid, Espanha) desde 2013. Na PSR é o número dois da empresa, braço direito do fundador Mario Veiga, amplamente conhecido e respeitado no setor por suas contribuições técnicas.
Desde o início de sua carreira profissional Barroso tem liderado estudos em cerca de 30 países nas Américas, Europa, África e Ásia em diversas áreas. Tem participado ainda em desenhos de mecanismos para o desenvolvimento de mercados regionais e de integração de renováveis, incluindo estudos energéticos e econômicos. Luiz Barroso também desenvolve atividades acadêmicas de pesquisa e desenvolvimento na área de energia e desde 2008 e é professor visitante anual do Instituto de Investigación Tecnológica (IIT) da Universidad Pontificia Comillas. Desde 2009 é coordenador acadêmico e instrutor do Centro de Treinamento e Estudos em Energia, unidade de treinamento do Grupo CanalEnergia.
Barroso recebeu em 2010 o prêmio IEEE PES Outstanding Young Engineer Award, que reconhece profissionais de até 35 anos por suas contribuições destacadas na liderança de atividades técnicas na IEEE PES e outras sociedades técnicas. Desde Maio de 2016 faz parte do corpo de advisors da revista científica International Journal of Electrical Power & Energy Systems e tem mantido uma ampla contribuição com o IEEE Power and Energy Society (PES), onde é Senior Member.
Além da sólida formação e do imenso engajamento acadêmico, de pesquisa e consultoria, Luiz Barroso circula com facilidade no setor elétrico nacional, onde tem grande articulação com lideranças empresarias, associações e governo. A informação da indicação circulou durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, onde o mercado recebeu a notícia com grande euforia e expectativa.