A Tijoá Participações e Investimentos foi autorizada a concluir o processo para contratação da recuperação da Unidade Geradora 5 da hidrelétrica Três Irmãos. O investimento no reparo da máquina é calculado em R$ 29,3 milhões e será custeado em parte com recursos das distribuidoras, que serão liberados em parcelas, na proporção das cotas de garantia física e de potência da usina atribuída a cada empresa. A obra deve ser executada em 12 meses, iniciados em junho de 2016.

Relicitada em março de 2014 a antiga concessão da Cesp passou a ser operada por Furnas e Triunfo Participações, controladoras da Tijoá. A empresa tem em caixa R$ 8,8 milhões, recebidos em setembro do ano passado da estatal paulista. O valor é referente ao seguro contratado pela Cesp para cobertura do reparo da unidade geradora.

Como a receita de geração não cobre despesas previstas no reparo da máquina, a atual concessionária vai receber recursos diretamente das cotas das distribuidoras para a cobertura do valor restante da obra. Ela poderá solicitar eventualmente à  Aneel a inclusão na receita de custos adicionais e indiretos com a contratação do serviço.

A unidade geradora foi danificada em 2013, durante o processo de sincronização, quando ocorreu a energização indevida do transformador elevador e do gerador. A Cesp, que ainda operava a usina, foi autorizada a contratar os serviços e os equipamentos, com direito a ressarcimento dos custos validados pela Aneel. Ao assumir oficialmente a concessão em 2014, a Tijoá também passou a ser responsável pela obra.