Nos primeiros seis meses do ano fiscal (outubro 2015 a março de 2016), o Grupo Voith, excluindo-se a Voith Industrial Services, recebeu pedidos no valor total de 2.16 bilhões de Euros, um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Os pedidos em carteira aumentaram, em comparação com o final do ano fiscal anterior, para 5,49 bilhões de Euros.
 
A Voith registrou faturamento de 2,04 bilhões de Euros, praticamente estável em relação ao ano anterior. Cerca da metade da leve queda de 3% em relação ao ano anterior deve-se a efeitos negativos do câmbio. O lucro operacional total das divisões do Grupo subiu ligeiramente em relação ao ano anterior. Devido a efeitos de valorização em certas moedas estrangeiras, em termos de Grupo, o resultado operacional caiu de 120 para 97 milhões de Euros, na comparação com o ano anterior.
 
O resultado líquido do Grupo melhorou significativamente no semestre, de menos 131 milhões de Euros para menos 48 milhões de Euros, em parte devido à eliminação dos altos custos de reestruturação. Sem a depreciação contábil de 71 milhões de Euros, incluindo títulos e valores mobiliários, o Grupo teria registado um resultado líquido para o semestre de 23 milhões de Euros.
 
O Grupo Voith vem passando por um processo de reestruturação. Apesar do clima de investimentos fraco, a empresa manteve suas atividades em mercados importantes no mundo. "Apesar do ambiente econômico desafiador no ano fiscal atual, permanecemos na implementação do nosso programa passo a passo, como anunciado. Nós também estamos fazendo um bom progresso em todas as nossas divisões, que tiveram um bom desempenho, até certo ponto, num ambiente difícil com o impulso econômico fraco", declarou Dr. Hubert Lienhard, Presidente e CEO.
 
Em abril deste ano, o grupo lançou a divisão Voith Digital Solutions, com a qual a Voith pretende operar seu negócio com as aplicações da Indústria 4.0 no futuro. A venda de uma participação majoritária na prestadora de serviços industriais técnicos Voith Industrial Services ao investidor financeiro Triton, que foi aprovada no início de maio, foi outro marco planejado na transformação do Grupo.
 
Durante o resto do ano, o Grupo Voith espera que a conjuntura continue desafiadora para os seus negócios. A previsão para nível de entrada de pedidos deve se manter no mesmo nível do último ano. Contudo, a previsão anual do lucro operacional e do lucro líquido provavelmente não será cumprida. O lucro operacional deverá cair devido a efeitos de valorização em moeda estrangeira. O lucro líquido positivo do Grupo, originalmente projetado, não será alcançado, devido a perdas por depreciação.