O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis vai realizar reuniões públicas em Alagoas e Sergipe de 14 a 16 de junho para discutir com a população o processo de licenciamento da UHE Xingó, de propriedade da Chesf. Nos encontros, segundo o Ibama, serão apresentadas ações de controle, monitoramento e mitigação dos impactos do empreendimento, assim como a Avaliação de Impactos Ambientais realizada para a renovação de licença de operação, de 2001. A ideia é aproximar o poder público da sociedade civil e ouvir sugestões que possam contribuir para a melhoria do processo.
A UHE Xingó está localizada no rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe. Sua estrutura é composta por uma barragem com 140 metros de altura máxima, uma casa de força com 3.162 MW de potência instalada e um reservatório de 60 km².
As reuniões acontecerão em Canindé de São Francisco (SE), no dia 14 de junho, na Secretaria Municipal de Agricultura, Água e Meio Ambiente; em Propriá (SE), no dia 15 de junho, na Câmara Municipal da cidade; e em Penedo (AL), no dia 16 de junho, na Casa de Aposentadoria. Todas as reuniões se iniciarão às 14h.