Em virtude do volume de chuva que vem atingindo na região de Barra Bonita (SP-140 MW), a AES Tietê aumentou novamente a vazão da hidrelétrica de 1.990 m3/s para 2.200 m3/s, nesta segunda-feira, 6 de junho. Nos últimos dias tem chovido muito na área de atuação da companhia, tanto que na semana passada AES já havia aumentando de vazão da usina de 632 m³/s para 1100 m³/s.
 
Segundo a geradora, essa operação faz parte do controle de cheia, um procedimento de rotina, que tem como objetivo garantir a segurança da usina e, consequentemente, da população. "Esta operação é planejada entre AES Tietê e Operador Nacional do Sistema, responsável por todos os reservatórios do país", tranquilizou a empresa.
 
O aumento da vazão deverá impactar as áreas baixas, que ficam no curso do rio, próximas à Ponte Campos Sales, Orla Turística e teleférico da cidade de Barra Bonita, em São Paulo. A geradora já entrou em contato com a Marinha, a Prefeitura, a Defesa Civil, o Departamento Hidroviário e a Capitania dos Portos para avisar sobre o procedimento e contar com apoio dessas frentes na liberação das áreas impactadas.
 
A abertura das comportas é um procedimento de segurança padrão para todas hidrelétricas do país, realizada para controle do nível dos reservatórios. Antes do início da abertura, é feita uma inspeção visual na saída das comportas e é acionada sirene para alertar a população no entorno da usina, com alcance de 3 km. Segundo a AES, essa abertura ocorre de forma gradativa para que a vazão da água seja liberada dentro do fluxo adequado para operação de cada usina, contribuindo para a segurança dos moradores da região e atendendo as normas do setor elétrico.