A proposta de revisão tarifária da Empresa Luz e Força Santa Maria prevê redução média de tarifas de 7,43%, com impacto de -5,28% para os consumidores conectados em alta tensão e de -8,08% em média para aqueles atendidos em baixa tensão. O resultado final da revisão será aplicado a partir de 22 de agosto.
A proposta ficará em audiência pública documental de 8 de junho a 7 de julho. Entre os itens que contribuíram para o resultado proposto estão a redução no custo de aquisição de energia, a devolução às tarifas de componentes financeiros nos próximos 12 meses e a retirada dos efeitos financeiros do período tarifário anterior.
No processo de revisão, foi estabelecido índice de perdas comerciais de 4,41% sobre mercado de baixa tensão. Para as perdas técnicas, o percentual reconhecido nas tarifas para os próximos quatro anos será de 6,68% sobre a energia injetada na rede de distribuição.
A Aneel também propôs os limites dos indicadores DEC e FEC – que medem a duração e a frequência das interrupções no fornecimento de energia da distribuidora – para o período de 2017 a 2021. A Santa Maria atende 11 municípios do Espírito Santo.