As ações executadas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica em 2015 proporcionaram uma economia de energia elétrica de 11,68 bilhões de kWh. O resultado equivale a aproximadamente 2,5% do consumo nacional no período, e corresponde à energia fornecida, durante um ano, por uma hidrelétrica com capacidade de 2.801 MW. Os dados foram antecipados pela Agência CanalEnergia em maio e que agora são oficialmente divulgados pela Eletrobras nesta terça-feira, 7 de junho. Este e outros destaques compõem o Relatório de Resultados do Procel – ano base 2015. 
 
As ações do Procel em 2015 ainda evitaram a emissão de 1,453 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, o que representa a quantidade liberada por 499 mil veículos em um ano. Calcula-se que o montante economizado ajudou o país a postergar investimentos de R$ 1,6 bilhão na ampliação da geração de energia.
 
Desde 1986, quando foi criado, o programa soma investimentos de R$ 2,689 bilhões, que resultaram numa economia de energia de 92,2 bilhões de kWh. Os resultados de 2015 foram obtidos graças ao sucesso de diversas iniciativas do Procel, como o Selo Procel, que já abrange 39 categorias de equipamentos elétricos, 3.640 modelos e 190 empresas. Só ano passado foram comercializados mais de 44 milhões de equipamentos com o Selo.
 
Além do selo, em 2015, 51.300 alunos da educação básica foram alcançados pelas ações do Procel nas Escolas; o Procel Edifica concedeu três selos para projetos de edificação eficiente e mais 12 selos para edificações construídas; e foram elaborados quatro Planos Municipais de Gestão Energética, nos municípios de Belém (PA), Sinop (MT), Cacoal (RO) e Porto Velho (RO), pelo Procel GEM. Já entre as ações do Procel Indústria, destacam-se a realização de dois workshops sobre motor de indução trifásico classe premium, a elaboração de um Estudo de Impacto Regulatório e de um guia técnico sobre motor premium e a organização de um workshop para sensibilizar micro e pequenas empresas do estado do Rio de Janeiro sobre a importância da implantação da norma ABNT ISO 50.001, de eficiência energética na indústria.
 
Anualmente, o programa de governo elabora e divulga para a sociedade seus relatórios de avaliação, por meio do Portal Procel Info, que teve mais de 1,1 milhão de pageviews em 2015 e mais de 40 mil usuários cadastrados em nove anos de existência. Para conferir o relatório de resultados do programa, clique aqui.