O registro de um contrato de energia por meio da Plataforma de Integração representa a confirmação de um importante marco para a evolução tecnológica na comercialização de energia elétrica no país. “Totalmente engajada ao movimento global de transformação digital, a CCEE vem desenvolvendo soluções a partir de uma estratégia tecnológica de 3is – Inovação, Inteligência e Integração. Na era da conectividade e da interatividade, processos manuais, custosos e ineficientes são inaceitáveis. A Elétron e a Thunders estão entre aquelas empresas de espírito inovador que decidiram capturar o mais cedo possível os enormes benefícios oferecidos pela Plataforma de Integraçã”, destaca Dario Almeida, gerente-executivo de arquitetura de sistemas da CCEE.
André Cavalcanti, diretor da Elétron Energy, explica porque decidiu utilizar a nova ferramenta da CCEE. “Cada novo cliente demanda novos registros de contratos e o envolvimento de profissionais de diversas áreas da empresa em toda a operação, processos antes feitos de forma manual. O momento propício ao crescimento do mercado livre de energia fez com que registrássemos um aumento de 200% no número de clientes nos últimos meses. Por isso, decidimos pela adoção da ferramenta integrada ao sistema da CCEE para o registro dos contratos de nossos clientes,” afirma.
A Plataforma de Integração pode ser acessada e utilizada por todas as empresas associadas à CCEE que utilizam sistemas de gestão de energia, desde que atendidos os procedimentos de adesão ao serviço. Os requisitos técnicos para conexão e os procedimentos para adesão estão disponíveis no site da entidade. Atualmente, a CCEE possui mais de 24 mil contratos de energia registrados, além de receber diariamente dados de mais de 20 mil medidores sobre o consumo e geração de energia dos mais de 3.500 agentes associados à Câmara.