A Brasil Bio Fuels informou que vai fazer todos os esforços para a manutenção do contrato com a Companhia Energética de Roraima, destinado ao suprimento de energia elétrica ao sistema isolado da cidade de Rorainópolis. A proposta feita pela empresa prevê o inicio de suprimento no segundo semestre deste ano, quando deve entrar em operação a usina termelétrica a biomassa com 9,8 MW de capacidade instalada, contratada para abastecer a localidade.
Na ultima terça-feira, 7 de junho, a Agência Nacional de Energia Eletrica autorizou a CERR a rescindir o contrato firmado com a BBF em leilão realizado pela distribuidora em 2010. O motivo seria o atraso na entrega da energia, prevista inicialmente para 1º de janeiro de 2013. Houve um primeiro adiamento para outubro daquele ano, mas a distribuidora entrou com pedido de posicionamento da Aneel quando a geradora solicitou uma nova prorrogação de prazo.
“Salta aos olhos que a CERR queira dar como resolvido um contrato cujo início da geração está previsto para o segundo semestre de 2016, com valor extremamente competitivo (R$149,00/MWh), quando cerca de 90% do abastecimento do estado depende do fornecimento de óleo diesel”, afirmou a Brasil Bio Fuels em nota à Agência CanalEnergia. A empresa explicou que estava na expectativa de uma decisão da agência e que agora, diante da manifestação da diretoria em relação a uma solução para o contrato, vai voltar a negociar com a empresa.
A BBF argumentou que “sempre esteve empenhada em desenvolver uma energia economicamente eficiente para a população do estado de Roraima” e foi a única empresa inscrita no leilão para a instalação da usina em Rorainópolis. A geradora também alegou ter enfrentado dificuldades para dar início ao contrato porque a antiga diretoria da Cerr descumpriu o contrato assinado entre as partes e não depositou as garantias previstas no edital.
Para a Brasil Bio Fuels, apesar da inadimplência com as obrigações setoriais e da recomendação contrária da Aneel à renovação da concessão da distribuidora, a empresa decidiu honrar os compromissos contratados. Com o atraso no suprimento de energia de Rorainópolis, o município do interior de Roraima passou a ser atendido pelo sistema da Eletrobras Distribuição Roraima, que atende a capital.