A Agência de classificação de risco Standard & Poor’s reafirmou o rating ‘brBBB-’ atribuído na Escala Nacional Brasil às debêntures senior secured emitidas pela Santa Vitória do Palmar Holding S.A., no valor de R$ 90 milhões, com vencimento em 2028. Ao mesmo tempo, ela manteve o rating na listagem CreditWatch com implicações negativas, na qual foi colocado no último dia 9 de setembro de 2014, como consequência do rating de seu garantidor naquela época. A Standard & Poor’s também reafirmou o rating de recuperação ‘3’.
A Santa Vitória do Palmar foi constituída pela Eletrosul e pelo Fundo de Investimentos em Participações Rio Bravo Energia I, com o objeto de realizar investimento nas Eólicas Geribatú I a X, que são subsidiárias integrais da Santa Vitória do Palmar e titulares dos direitos de exploração dos empreendimentos eólicos denominados Verace I a X, que também formam o Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar.
De acordo com a agência, apesar da conclusão da construção física do projeto em fevereiro de 2015, ela reafirmou o rating porque as debêntures continuam a se beneficiar da garantia de pagamento das obrigações da emissora, por meio de garantia corporativa da Eletrobras e de Carta de Fiança do Banco BTG Pactual. Essas garantias serão válidas até que o projeto reporte 12 meses de operação, uma produção mínima de 786.51 GWh e um Índice de Cobertura do Serviço da Dívida auditado de pelo menos 1,3 vezes por 12 meses, o que deve acontecer até o fim do ano.