Conforme levantamento da Cemig, somente este ano, a brincadeira com as pipas já foi responsável por 851 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejudicando cerca de 280 mil consumidores.

Nos primeiros cinco meses do ano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram registrados 372 desligamentos provocados por pipas na rede elétrica. O uso do cerol é um dos principais causadores dos desligamentos, causando o rompimento dos cabos de energia quando entra em contato com a rede elétrica. Além disso, muitos curtos circuitos são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.

Segundo Demetrio Venicio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig, alguns procedimentos devem ser adotados para que não haja risco à segurança nem ocorram interrupções no fornecimento de energia com a prática da brincadeira. "As pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la", afirma.