Foi iniciada pelo consórcio Belo Monte Transmissora de Energia a montagem da primeira linha de Ultra Alta Tensão que escoará energia da UHE Belo Monte (PA-11.233 MW) aos grandes centros de consumo de energia do país. As estruturas do Linhão de Corrente Contínua entre Xingu (PA) – Estreito (MG), formarão a primeira linha do país na tensão de 800 kV, totalizando 2.087 quilômetros de extensão. O consórcio é formado pela chinesa State Grid, com 51% de participação; Furnas, com 24,5% e Eletronorte, também com 24,5%.
O projeto, com características com poucos precedentes no mundo, está sendo construído em oito trechos. Com cerca de 2.200 empregados, as obras estão em plena atividade, e o processo fundiário está praticamente concluído. A estação Conversora de Xingu conta com 403 funcionários que já concluíram as obras de terraplanagem e as obras civis já estão em andamento. Já na estação de Estreito foi iniciada a concretagem das bases dos transformadores e está na fase de montagem das estruturas para a casa de válvulas. Nessa fase trabalham cerca de 180 empregados.
A previsão para entrada em operação é fevereiro de 2018, com esforços para antecipação de conclusão para dezembro de 2017 para não restringir o escoamento da energia gerada na usina hidrelétrica de Belo Monte. O BMTE é quinzenalmente acompanhado pelas equipes técnicas do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica, Empresa de Pesquisa Energética e Operador Nacional do Sistema Elétrico.