A indústria eólica está comemorando os mais de 1 milhão de empregos gerados no mundo. Segundo o Global Wind Energy Council, somente no ano passado o número de empregos criados aumentou 5% e hoje já são 1,1 milhão de trabalhadores. Nesta quarta-feira, 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Vento.

Segundo o GWEC, o aumento nos níveis de emprego é devido, principalmente, às fortes taxas de instalação na China, Estados Unidos e Alemanha. Além disso, a criação de novos empregos está sendo impulsionada pela queda dos custos tecnológicos de energias renováveis. "Estamos ficando maior, melhores e mais baratos. A indústria eólica tem assistido nos últimos anos um recorde de crescimento, ajudando não apenas o mundo a atingir as metas climáticas estipuladas no Acordo de Paris, como gerando muitos novos e necessários postos de trabalho, impulsionando as economias locais, gerando US$ 110 bilhões no ano passado", apontou Steve Sawyer, secretário-geral do GWEC.

A energia eólica, comenta o GWEC, foi a maior fonte de geração de energia nova em 2015. Liderados pelo vento, as energias renováveis estão transformando o setor de energia, trazendo diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos em todo o mundo, avalia a entidade.