A turbina 11 da termelétrica de Santa Cruz está passando por revisão anual. Projetada para operar com gás natural e óleo diesel, a unidade atingiu 28 mil horas equivalentes de operação e nesta revisão, segundo Furnas, proprietária da usina, serão trocadas as câmaras de combustão, os queimadores, as peças de transição e quatro estágios.

As divisões de Manutenção Eletromecânica, Eletroeletrônica e de Operação também realizam manutenções e testes diversos nos equipamentos e sistemas auxiliares durante a revisão da turbina. Segundo a gerência de Santa Cruz, esta revisão é de fundamental importância para que a mesma restabeleça o seu desempenho, ao mesmo tempo em que aumenta sua confiabilidade operacional.

As unidades geradoras 11 e 12 entraram em operação comercial em dezembro de 2004 e abril de 2010, respectivamente. Desde então, já passaram por diversas revisões. Elas possuem capacidade instalada de 175 MW cada, operando com gás natural, totalizando 350 MW. A partir de outubro de 2012, a usina passou a utilizar de forma contínua o gás natural como combustível. No ano passado, as turbinas geraram mais de 2,6 milhões de MWh, segundo Furnas, com disponibilidade média de 95%.